Brasil Export
Segundo dia do Brasil Export foca na modernização e segurança portuária
Debates sobre gestão eficiente, marco legal e qualificação da mão de obra pautam o evento em Brasília
O segundo dia do Brasil Export – Fórum Nacional de Logística, Infraestrutura e Transportes – será dedicado a discussões cruciais sobre o futuro do setor portuário e das infraestruturas de transporte no Brasil. Nesta quarta-feira (9), em Brasília (DF), o dia começa com o Encontro Nacional de Autoridades Portuárias e Hidroviárias (Enaph), seguido da abertura oficial realizada por Luiz Fernando Garcia, presidente da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (Abeph), e Alex Ávila, secretário nacional de Portos.
No primeiro painel, executivos das principais autoridades portuárias do Brasil, como Anderson Pomini (Santos) e Francisco Martins (PortosRio), irão discutir formas de aprimorar a eficiência na gestão do sistema portuário brasileiro. A manhã prossegue com debates sobre as perspectivas de alteração no marco regulatório do setor, moderados por Fábio Silveira, e discussões sobre iniciativas para aumentar a segurança nos complexos portuários.
Durante a tarde, o InfraJur trará temas jurídicos importantes, com destaque para o novo marco legal dos portos. O ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Guilherme Caputo Bastos, fará uma palestra especial sobre as relações de trabalho e a qualificação da mão de obra no setor portuário.
Para finalizar, um painel com representantes de grandes associações do setor portuário abordará os desafios do novo marco legal.
O evento se encerrará com uma sessão solene reunindo autoridades convidadas.