O aprofundamento do berço permitirá a atracação de navios maiores e ganhos de competitividade (crédito: Divulgação)
Região Nordeste
Projeto abre crédito de R$ 849 mil para obras no Porto de Fortaleza
Recursos serão utilizados para análises técnicas e elaboração de projetos das obras de aprofundamento do berço 103
O Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 15/22 abriu crédito suplementar de R$ 849 mil para a Companhia Docas do Ceará (CDC), ligada ao Ministério da Infraestrutura. Os recursos serão utilizados para análises técnicas e elaboração de anteprojeto, projetos básico e executivo das obras de derrocagem do berço 103 no Porto de Fortaleza.
A obra consiste no aprofundamento do berço de atracação para permitir a operação de navios de maior porte no porto. A intenção é promover o crescimento da movimentação de carga de trigo, trazendo ganhos de competitividade em relação ao polo trigueiro local.
O projeto para aprofundamento do berço 103 está previsto no contrato de arrendamento dessa área. A CDC ficou responsável pela execução e o arrendatário pelo repasse dos recursos que custearão o investimento. Como os recursos são oriundos da atividade fim da CDC, no que diz respeito ao Orçamento de Investimento, eles são classificados como geração própria.
O projeto deve ser analisado pela Comissão Mista de Orçamento antes de seguir para votação no Plenário do Congresso Nacional.