Nacional
Para Fenop, anteprojeto é passo importante para melhorias
A Federação Nacional das Operações Portuárias (Fenop) se manifestou na quinta-feira (24) a respeito da aprovação do anteprojeto de revisão da Lei dos Portos, ratificada no dia anterior pela Comissão de Juristas Para a Revisão Legal da Exploração de Portos e Instalações Portuárias (Ceportos). Por meio de nota, a entidade disse entender que o resultado “foi importante e o texto aponta para melhorias em todos os pontos necessários”.
“Agora é aguardar os encaminhamentos do parlamento, respeitando os naturais debates e encaminhamentos da democracia”, prosseguiu a Fenop.
A federação reitera que apresentou propostas conjuntas com a Coalizão Empresarial Portuária, defendendo a competitividade tanto dos trabalhadores avulsos quanto dos vinculados. Além disso, sublinhou a relevância das operações realizadas em cais públicos e das operações especializadas, lembrando que ainda existem portos e cargas que dependem dessas modalidades de trabalho e de operadores de cais público.
O BE News pediu a opinião de representantes de outras entidades ligadas ao setor portuário sobre o assunto. O diretor-presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), Jesualdo Conceição da Silva, afirmou que ainda não há elementos suficientes para analisar o anteprojeto que está sendo discutido na comissão. “O que é sabido é que os trabalhadores participaram das audiências públicas”, disse ele.
O diretor-executivo da Associação Brasileira dos Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra), Angelino Caputo, afirmou que ainda não teve acesso à versão oficial do que está sendo discutido na comissão e preferiu não se manifestar no momento.