O encontro com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, foi uma oportunidade para Carlos Correia apresentar a estratégia de desenvolvimento do Porto de Lisboa. Foto: Divulgação/MPor
Internacional
Ministro visita Porto de Lisboa para fortalecer acordos de exportação
No encerramento de sua visita oficial a Portugal, o ministro de Portos e Aeroportos do Brasil, Silvio Costa Filho, reuniu-se na sexta-feira (25) com o presidente do Porto de Lisboa, Carlos Correia, para discutir o fortalecimento de parcerias entre os portos dos dois países e possíveis acordos de cooperação.
Durante o encontro, realizado nas instalações do terminal da capital portuguesa, Costa Filho teve a oportunidade de conhecer o sistema de informações da comunidade portuária. Segundo ele, a troca de experiências com a equipe de gestão do Porto de Lisboa teve como objetivo melhorar a competitividade portuária e explorar oportunidades de capacitação técnica.
O ministro destacou a intenção de transformar o Porto de Lisboa em um hub para o escoamento da produção brasileira. “Estamos buscando parcerias na área de governança, de sustentabilidade e, sobretudo, buscando essa interlocução para somar esforços e aumentar cada vez mais a produtividade no escoamento da produção do Brasil e aqui de Portugal”.
Carlos Correia reforçou a importância de intensificar a cooperação entre Brasil e Portugal no setor portuário e destacou o papel estratégico do mercado brasileiro. “O Brasil é um mercado muito interessante, e estabelecer essas parcerias é crucial para nós”, afirmou ele, acrescentando que a visita do ministro abriu novas possibilidades de colaboração.
Estratégia
O encontro também foi uma oportunidade para Correia apresentar a estratégia de desenvolvimento do Porto de Lisboa, que ocupa posição de destaque na economia portuguesa. “Estamos contentes com esta oportunidade de trocar impressões, de apresentar ao senhor ministro qual é a nossa estratégia de desenvolvimento e estamos muito expectantes nesta abertura que ele nos traz, de fato, incentivar estas parcerias e este relacionamento bilateral entre o Porto de Lisboa, os portos brasileiros e com o Brasil em geral”, afirmou o presidente do terminal.
O Porto de Lisboa, localizado na foz do Rio Tejo, é um dos maiores de Portugal e da Europa, movimentando cerca de 19 milhões de passageiros anualmente entre fluxos fluviais e marítimos. O complexo portuário possui 16 terminais de carga e um terminal de cruzeiros, sendo responsável por 70% das operações de exportação e importação do país. Em 2023, o terminal lisboeta recebeu 1.682 navios de carga e movimentou 11,3 milhões de toneladas em mercadorias, contribuindo significativamente com 2% do Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal.