Palermo é um ponto estratégico para o transporte de mercadorias e um hub para as indústrias pesqueira e alimentícia, conectando-se a outras partes da Itália e do Mediterrâneo (Foto: Divulgação)
Brasil Export
Porto de Palermo é destaque na missão internacional do Brasil Export
Autoridades brasileiras irão conhecer o complexo italiano especializado no transporte de mercadorias e operações logísticas
A missão internacional do Grupo Brasil Export 2024 no Mar Mediterrâneo, entre os dias 3 e 11 de novembro, terá uma visita ao Porto de Palermo na quarta-feira (6). Essa será a terceira cidade italiana no trajeto da comitiva formada por empresários e autoridades do setor portuário e infraestrutura brasileiro.
Palermo é uma cidade marítima, com forte cultura naval. O porto é administrado pela Autoridade Portuária do Mar da Sicília Ocidental. O transporte de mercadorias e operações industriais relacionadas à logística são algumas das principais atividades do complexo portuário, com destaque para o setor naval e o estaleiro Fincantieri.
Palermo é também um ponto estratégico para o transporte de mercadorias e um importante hub para as indústrias pesqueira e alimentícia da região, conectando-se a outras partes da Itália e do Mediterrâneo.
Outro destaque da atividade portuária na cidade é o investimento em tecnologias para reduzir as emissões de poluentes nas operações, além do incentivo do uso de energias renováveis em estaleiros e fábricas.
Algumas das medidas adotadas envolvem o gerenciamento de resíduos e tecnologias para despoluição marítima, para mitigar o impacto ambiental das atividades econômicas.
O transporte sustentável também tem projetos em outros modais, como a modernização da linha ferroviária Palermo-Catânia, parte do Corredor Escandinávia-Mediterrâneo da rede TEN-T. O projeto pretende reduzir o tempo de viagem em aproximadamente uma hora. São cerca de 3,4 bilhões de euros em investimentos para promover a mobilidade sustentável na região.
Outro foco é a gestão de resíduos urbanos e a criação de espaços verdes. Palermo mantém um índice baixo de coleta seletiva – em torno de 20%. Esse dado indica um potencial de crescimento em reciclagem e infraestrutura ecológica. A cidade pretende elevar esses números por meio de programas de conscientização, educação ambiental e da criação de novos pontos de coleta.
O turismo representa um papel importante na economia local. Cerca de 29.500 empregos diretos e indiretos são gerados pelo turismo, contribuindo com 1,2 bilhão para a economia local. Os cruzeiros marítimos contribuem para essa estatística. A cidade tem uma média superior a 900 mil passageiros anuais, e a expectativa é que esse total supere a marca de 1 milhão até o final de 2024.
Confira a programação:
QUARTA | 6 – Palermo (Monreale) | Itália
09h30 – Início do desembarque no Porto de Palermo
10h00 – Visita ao estaleiro Fincantieri
13h00 – Almoço em Palermo
15h30 – Retorno ao navio (saída 18h)
19h00 – Warm-up | Networking
20h15 – Jantar | Restaurante no navio