O porto é administrado pela Autoridade Portuária de Barcelona e possui uma das maiores capacidades para movimentação de contêineres entre os portos do Mar Mediterrâneo. Foto: Divulgação
Portugal
Porto de Barcelona é destaque em visita da comitiva do Brasil Export
Autoridades do setor portuário brasileiro poderão conhecer infraestrutura catalã, além de projetos de logística e energia sustentável
A comitiva do Brasil Export, formada por empresários e autoridades do setor portuário, passará pelo Porto de Barcelona, na Espanha, no próximo dia 9. Este será o penúltimo destino da Missão Internacional 2024. A programação prevê desembarque e uma visita ao canal de navegação do porto catalão.
O Porto de Barcelona é administrado pela Autoridade Portuária de Barcelona e possui uma das maiores capacidades para movimentação de contêineres entre os portos do Mediterrâneo. Dois terminais operam no complexo portuário: a APM Terminals Barcelona e a Hutchison Ports BEST. A capacidade máxima dos dois terminais equivale a 5,05 milhões de TEU por ano. O calado varia entre 16 e 16,5 metros de profundidade.
Além dos contêineres, os granéis líquidos também são destaque na atividade do porto. O complexo conta com dez terminais dedicados a esse tipo de carga, com capacidade total de 4.000.000 m³ para produtos petrolíferos e químicos. São 15 berços voltados para os granéis líquidos, incluindo um espaço capaz de movimentar as maiores cargas petrolíferas e capacidade para até 150.000 toneladas em peso bruto. O porto também movimenta granéis sólidos, e opera cargas como grãos, soja, entre outras.
Barcelona é referência internacional na relação porto-cidade, com um dos empreendimentos mais relevantes do segmento. O Port Vell é uma das áreas mais antigas do Porto de Barcelona, que fez parte do programa de revitalização que antecedeu os Jogos Olímpicos de 1992, e hoje é um espaço totalmente integrado à cidade com museus, comércio, esportes e diversas atrações turísticas.
A programação da missão internacional ainda tem uma visita à Zona de Apoio Logístico (ZAL) de Barcelona, plataforma multimodal do Porto de Barcelona que visa escoar cargas que chegam ao cais catalão, evitando congestionamentos e trazendo mais fluidez às operações. Até 2026, a Cilsa, empresa que administra a ZAL de Barcelona, planeja instalar a maior planta fotovoltaica de toda a Europa no empreendimento.
Confira a agenda da missão internacional em Barcelona:
SÁBADO | 9 – Barcelona | Espanha
08h30 – Início do desembarque no Porto de Barcelona
09h30 – Meeting point – Escola Europea
10h00 – Visita marítima ao Porto de Barcelona
11h15 – Transfer para a Zona de Apoio Logística (ZAL) de Barcelona
11h30 – Conferência na ZAL Barcelona
13h00 – Almoço no Marina Bay
15h30 – Retorno ao navio (saída 18h)
19h00 – Warm-up | Networking
20h15 – Jantar | Restaurante no navio