Solenidade na frente ao prédio que abriga o 5ª deatur, ocorrido nesta segunda-feira (4) (Cássio Lyra/BE News)
Região Sudeste
Governo de SP reinaugura delegacia do turista no Porto de Santos
Espaço passou por obras nos últimos meses; secretário Guilherme Derrite participou da solenidade
Autoridades participaram na manhã desta segunda-feira (4) da solenidade de reinauguração do prédio que abriga a 5ª Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur), localizada no Porto de Santos (SP). O local passou por reforma nos últimos meses para melhorias em sua estrutura, visando atender principalmente os turistas de cruzeiro.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), a reforma da unidade começou em 2 de maio, recebendo pouco mais de R$ 1 milhão em investimentos do Governo do estado. O efetivo da 5ª Deatur é composto por 20 policiais civis, sendo duas delegadas, cinco escrivães, nove investigadores e quatro papiloscopistas.
O prédio fica ao lado do Terminal de Passageiros de Cruzeiros do Porto de Santos, o Concais, e possui um posto avançado dentro do terminal para atendimento aos turistas, principalmente para a emissão de documento original, que é obrigatório aos cruzeiristas para realizar viagens para o exterior.
Na temporada 2023-2024, o terminal de Santos recebeu mais de 1 milhão de turistas que visitaram a cidade. Neste período, mais de 400 documentos foram emitidos.
“Reinaugurar as instalações da 5ª Deatur é importantíssimo. Como foi mencionado, mais de 430 turistas tiraram a segunda via do documento RG de maneira emergencial, pois as pessoas se dão conta de que é preciso o documento original para realizar as viagens de cruzeiro”, comentou o secretário de estado da segurança pública, Guilherme Derrite, que esteve presente na solenidade.
A próxima temporada de cruzeiros no Porto de Santos começa nesta sexta-feira, 8 de novembro, com a atracação do navio MSC Seaview. São esperados, pelo menos, um milhão de passageiros.
Ocorrências
As principais ocorrências atendidas pela 5ª Deatur na última temporada envolveram porte de entorpecentes, acidentes de trânsito e estelionato. Além disso, os policiais que trabalham no local participam da comissão estadual de segurança pública portuária, colaborando, principalmente, para ideias e ações de combate ao tráfico internacional de drogas.
A delegada titular da delegacia, Martha Vergine, destacou a importância da reforma na estrutura da delegacia para melhor atendimento ao turista que chega ao município.
“É muito importante ter diversos órgãos trabalhando unido. E uma boa instalação dá um outro padrão de qualidade, os policiais aqui precisavam de instalações adequadas”, conta.