Em 2023, com as restrições portuárias em decorrência da seca, o estado registrou US$ 604 milhões em importações. Neste ano, com os portos temporários operacionais, o valor para o mesmo mês chegou a US$ 1,378 bilhão. Foto: Divulgação
Região Norte
Operação em píer flutuante ajuda indústria a bater recorde
O volume chegou ao porto em Itacoatiara em 16 navios em uma operação 24×7 com uma média excelente de 34 MPH (movimentos por hora). A operação contribuiu para fazer a diferença na economia do estado, baseado em informações da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).
Até outubro, o Amazonas alcançou US$ 13,7 bilhões em importações, superando o total de 2023, que foi de US$ 12,6 bilhões. A previsão é de que o estado atinja US$ 16 bilhões até o fim do ano, tornando 2024 o ano recorde para as importações dos últimos sete anos.
Em uma comparação entre outubro de 2023 e outubro de 2024, o salto nas importações é expressivo. Em 2023, com as restrições portuárias em decorrência da seca, o estado registrou US$ 604 milhões em importações. Neste ano, com os portos temporários operacionais, o valor para o mesmo mês chegou a US$ 1,378 bilhão.
Logística
Ela não apenas assegura a continuidade das operações no Polo Industrial de Manaus, mas também injeta recursos diretamente na economia do município de Itacoatiara, incentivando o desenvolvimento econômico local. “Essa operação reflete nossa preocupação em manter o abastecimento de insumos e o escoamento da produção local, garantindo a estabilidade da economia e a manutenção dos empregos na região”, destaca Marcello Di Gregorio, diretor da empresa.
A Operação é desenvolvida por Heitor Augusto de Souza Lima, renomado Engenheiro Naval da empresa PGE. Ela é realizada em uma área adquirida exclusivamente para o uso do Super Terminais, com especificações robustas: espaço de 300 mil metros quadrados, localizado na margem esquerda do Rio Amazonas, com acesso rodoviário asfaltado pela estrada do Aeroporto de Itacoatiara, e a apenas 1,4 km do porto público local.
O módulo da operação está posicionado a 100 metros da margem, com uma profundidade de 34 metros de calado e permite a recepção de todos os tipos e tamanhos de navios operados atualmente, sem dificuldades. A navegação entre Itacoatiara e Manaus fica otimizada, com tempo de viagem estimado em 18 horas na ida (108 milhas náuticas ou aproximadamente 200 km) e 12 horas na volta.
A iniciativa foca no transbordo de contêineres, com estrutura disponível de setembro a dezembro ou até que o calado do rio seja normalizado. Um píer flutuante de 240 metros de comprimento e 24 metros de largura comporta três guindastes Konecranes ESP10, cada um com 64 metros de lança e alimentados por quatro geradores de 500 Kva, incluindo um gerador de backup.