sexta-feira, 15 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Outubro de 2024 marcou o melhor mês da história do terminal, que movimentou 122.724 TEUs (Foto: Divulgação/Porto Itapoá)

Região Sul

Porto Itapoá bate recorde ao movimentar 1 milhão de TEUs em dez meses

15 de novembro de 2024 às 15:05
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Bons números registrados em outubro se deve aos projetos de expansão do terminal

O Porto Itapoá, terminal privado de contêineres localizado no litoral Norte de Santa Catarina, atingiu mais um importante recorde na movimentação de cargas. O terminal atingiu a marca de 1 milhão de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) movimentados nos primeiros dez meses de 2024.

Segundo a Autoridade Portuária, a marca anterior de 1 milhão de TEUs foi obtida após 12 meses de operação, ou seja, o número foi alcançado com 67 dias de antecedência.

Outubro de 2024 também marcou o melhor mês da história do terminal, que movimentou 122.724 TEUs, superando o recorde de junho de 2024, quando houve a movimentação de 105.416 de TEUs.

Outro importante número registrado em outubro foi referente aos navios atracados. Foram 60 embarcações, maior número da história do terminal, superando o mês de setembro, quando 55 navios atracaram.

O mês também teve recorde histórico de Importação DRY, com 53.909 TEUs movimentados; recorde histórico de transbordo, com 18.414 TEUs; recorde histórico de transações de gate, com 94.032 TEUs; recorde de Crossdocking, Importação e Exportação, 2.223 TEUs.

“Este resultado é fruto dos constantes investimentos que temos realizado para aprimorar cada vez mais nossas operações. Além disso, somos o terminal que conta com o maior número de portêineres de Santa Catarina, com sete equipamentos robustos e tecnologicamente avançados, e o maior pátio de armazenamento”, comentou Sergni Pessoa Rosa Jr, diretor de Operações, Tecnologia e Meio Ambiente do Porto Itapoá.

Um dos motivos para os resultados positivos obtidos especialmente no mês de outubro se deve a conclusão da Fase 3 de expansão do terminal realizado no primeiro semestre do ano. O projeto permitiu ao terminal a ampliação do pátio com uma capacidade de 455 mil metros quadrados, sendo o maior de Santa Catarina e um dos maiores do Brasil. Essa infraestrutura permite armazenar 31 mil TEUs e movimentar 1,8 milhão de TEUs por ano.

Somado a isso, a chamada Fase 4 de expansão já está em andamento pela companhia. A ampliação incluirá 120 mil metros quadrados adicionais ao pátio e novas aquisições de equipamentos de alta tecnologia, que prometem elevar ainda mais a eficiência e a sustentabilidade do terminal.

“Essa expansão reforça nosso compromisso com a eficiência e a capacidade logística, consolidando o Porto Itapoá como um verdadeiro gigante no setor portuário”, destacou o CEO do Porto Itapoá, Ricardo Arten.

Compartilhe:
TAGS movimentação de cargas outubro Porto Itapoá recorde