sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Para Pietro Menada, da Rocktree, plataformas de transbordo são uma solução viável para problemas de infraestrutura portuária, como a falta de berços em portos de grande calado (Foto: Reprodução/BE News)

Brasil Export

Rocktree propõe soluções flutuantes para expandir logística no Brasil

18 de novembro de 2024 às 6:06
Da Redação Enviar e-mail para o Autor

Para diretor comercial da empresa, plataformas de transbordo e barcaças são alternativas para otimizar exportação e reduzir impacto ambiental

O diretor comercial da Rocktree nas Américas, Pietro Valenzano Menada, enxerga um grande potencial nas soluções logísticas da empresa para o mercado brasileiro. Durante a missão internacional do Brasil Export, que passou por cidades portuárias do Mediterrâneo de 3 a 11 deste mês, ele detalhou como a plataforma de transbordo e a maior utilização de barcaças poderiam beneficiar o Brasil, especialmente no transporte de granéis sólidos.

Na primeira parada da missão, em Gênova, na Itália, o executivo e outros representantes da Rocktree se reuniram com empresários brasileiros que fazem parte da comitiva do Brasil Export. Segundo ele, a empresa oferece uma plataforma de transbordo voltada para o setor de granéis sólidos, o que pode otimizar o uso da extensa costa e vias fluviais do país.

“Essas plataformas, que podem ser fluviais ou oceânicas, permitem desenvolver a cabotagem, acelerando o tempo de exportação e reduzindo o impacto ambiental, já que o uso de navios maiores e mais rápidos minimiza a espera nos portos”, explicou.

Para Menada, as plataformas de transbordo são também uma solução viável para problemas como a falta de berços em portos de grande calado, além dos desafios de construção de novas infraestruturas terrestres.

“Apesar de também enfrentarmos questões de licenciamento ambiental com plataformas flutuantes, o impacto é bem menor do que o causado por portos terrestres, que demandam dragagem e outras modificações da costa”, afirmou.

Ao abordar os fatores necessários para desenvolver essas operações logísticas no Brasil, o diretor comercial apontou a importância de uma frota aumentada de barcaças e da participação de empresas brasileiras de navegação. Ele ressaltou que a expansão das soluções flutuantes, como as plataformas da Rocktree, pode impulsionar tanto a exportação de granéis sólidos quanto a cabotagem no país.

Pietro Menada também mencionou que operações similares, conhecidas como ship-to-ship, já são empregadas no Brasil para granéis líquidos, gás e petróleo, mas ainda não para granéis sólidos. Ele acredita que a expansão para esse setor poderia transformar o cenário logístico brasileiro.

Missão

A missão internacional do Brasil Export fez um cruzeiro pelo Mar Mediterrâneo a bordo do navio MSC Fantasia. A comitiva visitou instalações portuárias das cidades de Gênova, Nápoles e Palermo, na Itália; Barcelona, na Espanha; e Marselha, na França, além de fazer uma escala em Túnis, capital da Tunísia, no norte da África.

Compartilhe:
TAGS brasil export missão internacional rocktree