O navio MSC Fantasia, que abrigou os painéis da missão internacional do Brasil Export, fez um cruzeiro pelo Mediterrâneo, passando por cidades da Itália, Tunísia, Espanha e França (Foto: Divulgação/Grupo Brasil Export)
Brasil Export
TV BE News inicia transmissão de painéis da missão internacional
Programação reuniu autoridades públicas e do setor privado a bordo do MSC Fantasia pelo Mar Mediterrâneo
A partir desta segunda-feira, 18 de novembro, a TV BE News começa a transmitir os painéis de debate do Fórum Internacional Brasil Export, realizado no início deste mês a bordo do navio MSC Fantasia durante viagem de cruzeiro pelo Mar Mediterrâneo.
Os painéis se cercaram do tema integração, investimentos e desenvolvimento de novos negócios em infraestrutura. Os debates reuniram empresários do setor privado, representantes de associações do setor portuário e de logística, legisladores e autoridades públicas.
Os debates serão transmitidos na íntegra pela TV BE News em seu canal no YouTube (https://www.youtube.com/@tv_benews).
A comitiva da missão internacional realizou visitas técnicas a empreendimentos de Gênova, Nápoles e Palermo, na Itália; Barcelona, na Espanha; e Marselha, na França. Também fez escala no Porto de La Goulette, em Túnis, na Tunísia.
O primeiro painel abordou as políticas públicas para o protagonismo do complexo marítimo de Santos-Guarujá, no litoral de São Paulo, que abriga o Porto de Santos, no comércio internacional.
O segundo teve como tema principal o papel do Poder Legislativo para o desenvolvimento da infraestrutura de transportes no Brasil.
A programação também contou com um debate referente aos investimentos e soluções de inovação adotados por importantes terminais portuários dos segmentos de granéis, veículos, celulose e de passageiros no país.
O quarto painel discutiu as soluções normativas jurídicas e operacionais para ganhos de eficiência na logística das regiões Norte e Nordeste. Depois disso, uma discussão referente às ações voltadas para segurança e transição energética na navegação marítima.
Por fim, houve o primeiro debate público sobre o novo marco legal e regulatório no sistema portuário brasileiro. A apresentação foi feita pelo relator da Comissão de Juristas para Revisão Legal e Exploração de Portos e Instalações Portuárias (Ceportos) da Câmara dos Deputados, o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho Celso Peel.