HUB
Encontro debate a descarbonização dos portos
Descarbonização 1
Começa nesta segunda-feira, dia 18, no Porto de Suape (PE), o 1º Encontro Anual da Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos (ABDP). A programação, que vai até amanhã, visa discutir soluções e estratégias para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) no setor portuário, responsável por cerca de 3% das emissões globais, segundo a Organização Marítima Internacional (IMO). O evento será transmitido online pelo canal da TV BE News no Youtube.
Descarbonização 2
Um dos painéis do encontro vai debater as metas da IMO para zerar as emissões líquidas até 2050. A CEO da MarMec Engenharia, Luciana Suman, e Eduardo Mota, diretor da FS Fueling Sustainability, trarão insights sobre regulamentações internacionais e soluções aplicáveis aos portos brasileiros.
Briga judicial 1
A companhia aérea TAP deu entrada em um processo contra a Azul Linhas Aéreas e a Bondholders (que tem sede em Valência, na Espanha), em resposta a um conflito sobre um empréstimo de 90 milhões de euros que está sendo cobrado pela empresa brasileira. A ação corre no Tribunal Cível de Lisboa, em Portugal. A disputa envolve um pedido da Azul para que a TAP antecipasse o pagamento do empréstimo, que está previsto para 2026.
Briga judicial 2
O empréstimo foi concedido pela Azul à TAP quando David Neeleman era o acionista de referência da companhia portuguesa. Com problemas financeiros, a Azul solicitou, no último mês de setembro, que a TAP reembolsasse antecipadamente o empréstimo, que com o tempo poderia chegar a quase 200 milhões de euros. A TAP recusou o pedido, mantendo as condições iniciais do contrato. E, agora, para garantir que só pagará o valor devivo em dois anos, entrou com a ação na Justiça de Lisboa.
Roedores a bordo 1
Um incidente durante o transporte de hamsters de Lisboa para Ponta Delgada, nos Açores, levou um avião a ficar retido no arquipélago por até cinco dias. O problema foi que 132 desses roedores acabaram se soltando de suas caixas de transporte no compartimento de carga da aeronave, durante o voo, e se espalharam pelo avião. O Airbus A321 chegou a Ponta Delgada na terça-feira da semana passada, dia 12, e voltaria para a capital portuguesa logo em seguida, mas ficou preso nos Açores até que todos os hamsters soltos fossem encontrados e recolhidos, o que só aconteceu no domingo.
Roedores a bordo 2
Ter roedores a solta na aeronave é um risco, pois esses animais podem danificar fiações e equipamentos a bordo. Daí a necessidade de recolhê-los todos antes de liberar a aeronave para voo.