Parte da comitiva do Rio Grande do Sul, liderada por secretários estaduais, visitou a planta de hidrogênio de Takasago, da Mitsubishi Heavy Industries, na cidade japonesa de Himeji (Foto: Divulgação/Cristiano Guerra)
Região Sul
Comitiva do RS visita planta de hidrogênio no Japão em missão internacional
Governo do Estado projeta potencial de energias sustentáveis para setores portuário e industrial
Uma comitiva do Rio Grande do Sul, liderada pelo governador Eduardo Leite (PSDB), iniciou uma missão ao Japão na segunda-feira (18) visitando uma planta de hidrogênio verde, com foco no uso do combustível sustentável e nos benefícios para o setor portuário e industrial. Além disso, Leite visitou a província de Shiga, considerada uma das mais avançadas do país em políticas de sustentabilidade e conservação ambiental.
Parte da comitiva gaúcha, liderada por secretários estaduais, visitou a planta de hidrogênio de Takasago, da Mitsubishi Heavy Industries, na cidade de Himeji.
O Takasago Hydrogen Park é dividido em seções de acordo com três funções relacionadas ao hidrogênio: produção, armazenamento e utilização. A unidade é usada como centro de pesquisa e desenvolvimento de soluções para a cadeia do hidrogênio.
A planta é equipada com tecnologia de ponta, incluindo uma eletrólise alcalina norueguesa com capacidade de produzir 1.100 Nm³/h de hidrogênio, a maior do mundo, e sistemas de armazenamento com capacidade total de 39.000 Nm³.
Presente na comitiva e representando o setor portuário gaúcho, o diretor-presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, destacou o potencial do combustível renovável para o futuro logístico do setor portuário e industrial.
“A agenda foi muito positiva, especialmente ao observarmos, na prática, a implantação do projeto de hidrogênio, ainda em fase piloto. Foi extremamente importante conhecer como o projeto é aplicado e mapear suas potencialidades como um todo para a efetivação de iniciativas semelhantes em nosso estado”, afirmou.
Segundo o Governo do Estado, a visita fez parte da implementação do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Hidrogênio Verde (Programa H2V-RS).
A programação incluiu uma reunião entre Eduardo Leite e o governador Taizo Mikazuki, na qual foram discutidas possibilidades de expansão da cooperação bilateral em áreas como gestão hídrica, resiliência climática e tecnologias ambientais.
Os dois estados possuem uma relação bilateral histórica, uma vez que são províncias-irmãs desde os anos 1980.
“As soluções implementadas por Shiga são inspiradoras e trazem lições importantes para o Rio Grande do Sul, especialmente no que se refere à proteção de bacias hidrográficas e ao fortalecimento de nossa capacidade de resposta a desastres naturais”, comentou Leite.