quarta-feira, 27 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

HUB

Aviação civil: uso do SAF deve atingir 37% até 2037

Atualizado em: 27 de novembro de 2024 às 9:47
Leopoldo Figueiredo Enviar e-mail para o Autor

Descarbonização
O setor de aviação civil tem sua ação definida para auxiliar na descarbonização do mercado de transportes brasileiro. Em evento nessa terça-feira, o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, destacou que uma das principais políticas públicas nesse sentido foi definida na Lei do Combustível do Futuro. Ele destacou que, com a nova legislação, o setor recebeu a meta de iniciar e ampliar o consumo de combustível sustentável de aviação (SAF) em 1% em 2027 e alcançar o percentual de 10% até 2037.


Selo Ouro 1
O terminal portuário Portonave, instalado em Navegantes (SC), recebeu o selo Pró-Clima Ouro pelas práticas sustentáveis que vem adotando. A certificação foi dada na última semana, em Suape (PE), pela Aliança Brasileira para Descarbonização dos Portos (ABDP), dentro de seu programa de reconhecimento dos terminais e complexos marítimos comprometidos com a redução da emissão de gases poluentes. 

 

Selo Ouro 2
Para Flávia Crozeta, supervisora de Meio Ambiente da Portonave, os esforços para a descarbonização do setor contribuem significativamente para evitar o avanço das mudanças climáticas, com impactos já evidenciados no País. Algumas das ações adotadas pelo terminal integram seu mais recente projeto, iniciado neste ano, a adequação do cais da instalação para receber navios maiores, de até 400 metros de comprimento. Após a conclusão da obra, será possível implantar um sistema capaz de alimentar os cargueiros por meio de energia elétrica, permitindo que desliguem seus motores (movidos a óleo bunker enquanto estiverem atracados). 

 

Energia solar 1
O Brasil acaba de superar a marca de 50 gigawatts (GW) de potência instalada operacional de energia solar. O país tornou-se o sexto a alcançar esse nível, juntando-se aos Estados Unidos, China, Alemanha, Índia e Japão. Os dados foram divulgados nessa terça-feira, dia 26, pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Em relação ao tamanho dos sistemas de geração, a produção de energia solar própria por meio de pequenos e médios sistemas lidera com 33,5 GW de potência instalada. As grandes usinas solares representam 16,5 GW.

 

Energia solar 2
De janeiro a outubro, foram instaladas 119 usinas solares no país, que adicionaram 4,54 GW de potência elétrica fiscalizada no Brasil. Os dados são do Ministério de Minas e Energia (MME) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

Compartilhe:
TAGS hub