A concessão incluirá, em um mesmo pacote, o traçado da Ferrovia do Centro-Oeste (Fico) e da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), envolvendo tanto trechos já concluídos quanto aqueles que ainda estão em projeto. Foto: Divulgação
Região Centro-Oeste
Governo prepara concessão de ferrovias para ligar leste a oeste do país
Plano do Ministério dos Transportes prevê 2.400 km de trilhos ofertados à iniciativa privada
O plano de concessão ferroviária do Ministério dos Transportes prevê a oferta de até 2.400 quilômetros de trilhos à iniciativa privada, num traçado que cortaria o país de um lado a outro, saindo de Lucas do Rio Verde, município do Mato Grosso, até chegar ao litoral baiano, em Ilhéus. As informações são da Folha de São Paulo.
A ideia é fazer a junção de dois projetos ferroviários que já estão com trechos em obras, cruzando o eixo da Ferrovia Norte-Sul, que já interliga o interior de São Paulo ao Maranhão.
A concessão incluirá, em um mesmo pacote, o traçado da Ferrovia do Centro-Oeste (Fico) e da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), envolvendo tanto trechos já concluídos quanto aqueles que ainda estão em projeto.
Os estudos de viabilidade técnica e econômica para a oferta conjunta estão em fase de conclusão pela Infra S.A., estatal ligada ao Ministério dos Transportes.
Ainda neste mês, esses relatórios serão encaminhados para a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). O diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, confirmou a recepção dos estudos nos próximos dias, para dar início à fase de consulta pública, etapa realizada para colher colaborações e tirar dúvidas de interessados, a partir de janeiro do ano que vem.
A nova proposta pode prever uma mudança de trecho na Fiol, na parte do traçado que ainda não foi iniciada.
Hoje, a ferrovia baiana tem lotes de obras concluídas ou em andamento entre as cidades de Ilhéus e Barreiras, num traçado de 1.022 quilômetros. O projeto original previa que essa malha seguisse por mais 500 quilômetros, até chegar ao município de Figueirópolis, em Tocantins, onde passam os trilhos da Norte-Sul.
O novo traçado, porém, prevê a possibilidade de que essa última parte da Fiol seja trocada pela cidade de Mara Rosa, em Goiás. Além de ter pouca alteração de distância, esse traçado permitiria uma continuidade direta com a Fico, que avança Mato Grosso adentro. Seria um entroncamento das ferrovias com a Norte-Sul, num mesmo ponto.
A concessão das ferrovias Fiol e Fico para a iniciativa privada pode retirar da responsabilidade do governo dois investimentos bilionários, projetados há mais de uma década, mas ainda sem conclusão.