Durante a sessão, o diretor-superintendente da Ecovias e da Ecopistas, Ronald Marangon, atualizou as etapas referentes ao estudo de viabilização do futuro empreendimento (Foto: Divulgação/Alesp)
Região Sudeste
Nova pista da Imigrantes receberá mais que o dobro de caminhões, diz Ecovias
Atualização do projeto da nova ligação rodoviária foi debatida durante reunião na Assembleia Legislativa de São Paulo
A Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) que discute a construção de uma terceira pista da Rodovia dos Imigrantes realizou a segunda reunião na quarta-feira (4), na capital paulista. A Ecovias, concessionária responsável pela execução do projeto, estima que a capacidade de caminhões em direção ao Porto de Santos (SP) seja mais do que duplicada com a nova pista.
Durante a sessão, presidida pela deputada Solange Freitas (União Brasil), o diretor-superintendente da Ecovias e da Ecopistas, Ronald Marangon, atualizou as etapas referentes ao estudo de viabilização do futuro empreendimento.
O Governo do Estado autorizou a concessionária a começar os estudos do projeto executivo no final de janeiro. A Ecovias, em conjunto com a Agência dos Transportes de São Paulo (Artesp), iniciou os trabalhos em abril.
“É uma pista com vocação para veículos comerciais e de transporte coletivo. Para a gente aumentar efetivamente a capacidade do número de caminhões para acessar o Porto de Santos. Esperamos que com essa nova pista mais que dobra a capacidade de caminhões no trecho de serra no sentido Porto, fazendo um balanceamento com a Via Anchieta”, declarou o executivo.
Presente na audiência, o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, o Porto de Santos recebe diariamente cerca de 20 mil caminhões por dia. Todos os veículos chegam ao maior complexo portuário do país pela Via Anchieta, rodovia que liga a Capital com a região da Baixada Santista desde a década de 1940.
Segundo Marangon, a definição do traçado da nova pista, bem como as definições referentes às suas conexões, estão em análise final e, posteriormente, serão divulgadas e discutidas com a sociedade e o poder público.
Outros detalhes apresentados foram que a nova pista terá maior parte do trajeto em túneis, para não prejudicar a questão ambiental da Serra do Mar; ela terá integração com as demais rodovias concedidas do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI); e tem a possibilidade de ser reversível.
“Nossa ideia inicial é que durante os dias de semana, dias de maior volume de tráfego de caminhões, vai operar para descida ao Porto de Santos. Porém tem a possibilidade principalmente para atender outros movimentos do SAI, em especial turistas e moradores da região da Baixada que fazer o trajeto”, disse.
Marangon afirmou que a concessionária espera, no primeiro semestre de 2026, apresentar o projeto executivo concluído e com parte dos licenciamentos ambientais bem encaminhado.