Com cerca de 860 metros de extensão, o projeto do túnel imerso no canal do porto ligando os municípios de Santos e Guarujá promete melhorar significativamente o tráfego na região. Foto: Divulgação/APS
Região Sudeste
Comissão de licitação do túnel Santos-Guarujá será criada na próxima semana
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, informou que está prevista para a próxima semana a criação da comissão de licitação sobre o projeto do túnel Santos-Guarujá, empreendimento que ligará as margens direita e esquerda do Porto de Santos, no litoral paulista.
“Será construída de maneira transversal, entre o Ministério, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o Governo do Estado de São Paulo e o Porto de Santos, para que se possa avançar na concessão”, disse ele aos jornalistas na quinta-feira (5), após a apresentação dos planos setoriais do Governo Federal para portos, aeroportos e ferrovias.
Com cerca de 860 metros de extensão, o projeto do túnel submarino que será construído entre as cidades de São Paulo promete melhorar significativamente o tráfego na região. Costa Filho ressaltou que a expectativa é que sejam entregues dentro do prazo as propostas de parceria público-privada (PPP) da concessão ao Tribunal de Contas da União (TCU) no próximo ano.
“A ideia é que a gente possa, ainda em 2025, realizar essa grande licitação, que será a maior obra do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a qual demorou quase 100 anos para sair do papel, com um valor aproximado de R$ 6 bilhões, e será muito importante não só para o desenvolvimento de Santos, mas para todo o Brasil”, finalizou.