Na opinião do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, o acordo representa um marco estratégico para o Brasil, permitindo diversificação e maior valor agregado às exportações. Foto: Freepik
Internacional
ApexBrasil destaca potencial para ampliar exportações
Acordo entre Mercosul e União Europeia pode reposicionar os mercados europeus na pauta exportadora nacional, ressalta a Apex
A ApexBrasil, agência responsável pela promoção de exportações e atração de investimentos para o Brasil, vê o recente acordo entre Mercosul e União Europeia como uma oportunidade de reposicionar os mercados europeus na pauta exportadora nacional. Apesar de a UE ser o segundo maior parceiro comercial do Brasil, com mais de R$ 90 bilhões em comércio registrado em 2023, a participação do bloco nas exportações brasileiras caiu de 23% para 13,6% entre 2003 e 2023, segundo dados da agência. O principal motivo foi o avanço do comércio com países do Leste Asiático, liderados pela China.
Para Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, o acordo representa um marco estratégico para o Brasil, permitindo diversificação e maior valor agregado às exportações. Ele destacou o papel do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que impulsionou as negociações desde seu primeiro mandato e intensificou esforços no atual governo.
“O acordo entre Mercosul e União Europeia envolve 25% da economia global e 780 milhões de pessoas. É estratégico, e o presidente Lula teve uma contribuição decisiva, desde o lançamento das negociações até sua diplomacia ativa, visitando líderes dos dois blocos”, afirmou Viana.
Com o novo cenário, a ApexBrasil identificou mais de 1.800 oportunidades de curto prazo para exportações brasileiras voltadas ao bloco europeu. Entre os produtos com maior potencial estão café, milho, suco de laranja, mel natural, aviões, calçados e móveis de madeira. Segundo Viana, o acordo poderá ajudar o Brasil a retomar e ampliar sua presença no mercado europeu.
“Esse é um momento de diversificação e agregação de valor. Estamos falando de uma chance única para consolidar nossa credibilidade e expandir mercados de forma sustentável”, destacou.