A etapa 1 das obras de restauração da BR-267/MS foi concluída e o tráfego já foi liberado para os motoristas no trecho de 40 quilômetros, entre as cidades de Jardim e Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, na fronteira com o Paraguai. Foto: DNIT/Divulgação
Região Centro-Oeste
Restauração de rodovia integra parceiros da América do Sul
BR-267/MS recebeu investimento de R$ 97 mi, entre as cidades de Jardim e Porto Murtinho, na fronteira com o Paraguai
A etapa 1 das obras de restauração da BR-267/MS foi concluída e o tráfego já foi liberado para os motoristas no trecho de 40 quilômetros, entre as cidades de Jardim e Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, na fronteira com o Paraguai. O investimento do Governo Federal nesta primeira fase da obra foi de aproximadamente R$ 95 milhões.
A entrega do Departamento de Nacional de Infraestrutura de Transporte faz parte de uma contratação de 101,10 quilômetros de execução das obras de restauração do pavimento com adequação de capacidade na BR-267/MS, que vai de Porto Murtinho até Alto Caracol.
O restante do projeto vai até o km 678,10, que se encontra em manutenção. O valor total da contratação é de aproximadamente R$ 240 milhões. As melhorias facilitam o acesso ao corredor logístico que vai conectar o Brasil a países vizinhos.
O Índice de Condição da Manutenção (ICM) de outubro deste ano para Mato Grosso do Sul indica que 81,8% das rodovias federais do estado estão em boas condições. Para efeito de comparação, o índice fechou o ano de 2022 em 67,2% de malha em boas condições. Em 2023, a porcentagem havia subido para 76,1%.
Integração continental
As obras vão até o novo corredor logístico, a partir do km 678,10, que vai conectar o Centro-Oeste brasileiro ao Paraguai e à Argentina, até chegar aos portos de Iquique e Antofagasta, no Chile.
O empreendimento é importante para aumentar a integração entre os países, facilitando o transporte de cargas e passageiros, além de estreitar as relações comerciais.
As melhorias envolveram 4,9 quilômetros de terceira faixa, sinalização horizontal e vertical, implantação de defensas, execução de novas obras de arte correntes, drenagem profunda, dispositivos de drenagem superficial e alargamento do acostamento.