Silvio e Anderson Pomini, presidente da APS, atualizaram o cronograma referente ao projeto na manhã desta quinta-feira (12), durante encontro na sede da APS. A obra é o principal projeto de infraestrutura do governo federal e será feita em parceria com o governo estadual. Foto: Arquivo/APS
Porto de Santos
Edital do túnel não será em fevereiro, será em junho, diz ministro
Data é diferente da que tinha sido anunciada pelo secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini
O ministro de Portos e Aeroportos (MPor), Silvio Costa Filho, disse que o edital do túnel Santos- Guarujá está previsto para junho do ano que vem, e não para o dia 2 de fevereiro, aniversário do Porto de Santos (SP), como tinha dito o secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, na última terça-feira (10).
Silvio e Anderson Pomini, presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), atualizaram o cronograma referente ao projeto na manhã desta quinta-feira (12), durante encontro na sede da APS. A obra é o principal projeto de infraestrutura do governo federal e será feita em parceria com o governo estadual.
Neste mês, o projeto do empreendimento foi encaminhado ao Tribunal de Contas da União (TCU) e a expectativa é que a Corte conclua a análise no primeiro semestre de 2025.
Em paralelo, as licenças ambientais referentes ao túnel precisam ser autorizadas pelo órgão ambiental responsável, neste caso a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). O prazo ainda segue incerto.
Segundo a carteira de projetos do MPor, o leilão está previsto para acontecer em 2025 e Costa Filho garantiu que o certame será realizado até o segundo semestre.
O túnel Santos-Guarujá será construído por baixo do mar e receberá R$ 3 bilhões do Governo Federal e R$ 3 bilhões do Estado.