Segundo o CEO do Grupo Brasil Export, Fabrício Julião, o compliance é fundamental pela transparência que as organizações necessitam ter perante o mercado e os colaboradores (Foto: Reprodução/TV BE News)
Brasil Export
Grupo Brasil Export lança seu programa de compliance
Conjunto de práticas assegura conformidade com leis, regulamentos e normas internas nas empresas do conglomerado
O Grupo Brasil Export lançou na quinta-feira (12) o seu programa de compliance. O termo se refere ao conjunto de práticas que asseguram a conformidade com leis, regulamentos e normas internas, promovendo integridade e ética na organização. Previne riscos legais, protege a imagem da empresa e assegura operações éticas, impactando positivamente na reputação e na sustentabilidade do negócio.
O programa foi lançado na sede do Grupo Brasil Export, em Santos, no litoral de São Paulo. Ele vai ser implantado em todas as empresas que compõem o Grupo (BE News, BE Comunicação, Fórum Brasil Export, Hub Brasil Export, Bossa Marketing e Eventos, Una Eventos e o Instituto Brasil Export).
Segundo o CEO do Grupo Brasil Export, Fabrício Julião, o compliance é hoje fundamental para qualquer empresa pela transparência que as organizações necessitam ter perante o mercado e os seus colaboradores.
“É algo que não tem volta e terá um grande investimento de nossa parte, tanto de recursos quanto de tempo. E isso será muito saudável para a empresa”, disse.
Ele ressaltou que o compliance chega em um momento de crescimento do conglomerado. “Precisamos cada vez mais deixar transparente a cultura do Grupo. Empresas muitas vezes distintas, mas que precisam ter algo em comum. E isso é compliance”, concluiu.
A diretora administrativo-financeira do Grupo, Jacyara Lima, afirmou que o compliance chega num momento de crescimento. Segundo ela, o processo de elaboração durou cerca de um ano.
“Nós montamos uma estrutura em que hoje estamos preparados para colocar o compliance em prática no ano de 2025”, disse.
A responsável pelo compliance do Grupo Brasil Export, Selma Vasques, disse que o guia é fundamental em qualquer empresa. Ele é o conjunto de regras que estabelece que parâmetros éticos sejam respeitados.
“Isso traz mais segurança para as operações que a empresa realiza. A gente tem a certeza dos números que apresentamos e dos controles internos em cada operação que a empresa realiza”, disse.
Durante sua apresentação, Selma explicou que o compliance seguirá um pilar de três eixos: Ética (princípios éticos morais e universais; Lucro (gerar lucro resolvendo problemas sociais); e Propósito (propósito maior além do lucro).
Os pilares significam valores compartilhados, que culminam em uma gestão ética com responsabilidade social.