Ao lado do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participou da cerimônia de entrega das obras do Aeroporto de Joinville (Foto: Eduardo Valente/Secom)
Região Sul
Governo e concessionária entregam novo Aeroporto de Joinville
Investimento de R$ 103 milhões promete reforçar infraestrutura regional e atender ao crescimento econômico do Sul
O Ministério de Portos e Aeroportos realizou na quinta-feira (12) a cerimônia de entrega das obras de ampliação e modernização no Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, em Joinville (SC). A concessionária CCR Aeroportos, responsável pelas melhorias, investiu R$103 milhões no projeto.
As intervenções, iniciadas em setembro de 2023, buscaram aumentar a capacidade do terminal. O saguão, as áreas de check-in, embarque e desembarque, além do pátio de aviação, passaram por modificações.
As melhorias são parte das nove intervenções de um total de 15 em aeroportos brasileiros administrados pela concessionária, como parte de um acordo firmado com o Ministério de Portos e Aeroportos.
Ao lado do governador Jorginho Mello (PL), o ministro Silvio Costa Filho destacou a importância de aprimorar a infraestrutura logística nacional como um impulsionador do avanço no desenvolvimento do país.
“Um grande volume de investimentos nas áreas portuária e aeroportuária, petróleo e gás, além do setor automotivo, impacta diretamente no desenvolvimento econômico e no turismo brasileiro”, afirmou.
O espaço para check-in, que antes ocupava 115 m², agora conta com 300 m², representando um aumento de 162%. O salão de embarque também foi ampliado, passando de 320 m² para 760 m².
O canal de inspeção, localizado no térreo, foi transferido para o primeiro pavimento, o que resultou em um acréscimo da área de 40 m² para 210 m². No novo espaço, foram construídos banheiros e estruturas destinadas ao comércio, oferecendo maior conforto aos usuários e aperfeiçoando a eficiência do processo de segurança.
O pátio de aviação foi reconfigurado para permitir o estacionamento de até quatro aeronaves, em vez das duas posições anteriores. A modificação tem como objetivo gerar alternativas aos meios operacionais do empreendimento, possibilitando a chegada de novos voos.
O secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, ressaltou a importância da expansão do pátio: “Para que a gente possa ter mais aviação regular e geral em Joinville, o que é muito importante para a economia do estado”.
A concessionária CCR pontuou que, durante a execução dos serviços, não ocorreram interrupções no funcionamento do aeroporto. A empresa cumpriu o cronograma estipulado, evitando os atrasos comuns em grandes projetos de infraestrutura.
“Joinville é uma cidade estratégica no cenário econômico do Sul do Brasil. As melhorias no Aeroporto de Joinville fortalecem sua infraestrutura e ampliam a capacidade do terminal, contribuindo para o desenvolvimento industrial e turístico da região”, disse o CEO da CCR Aeroportos, Fábio Russo.
A administração do terminal foi assumida pela CCR Aeroportos em março de 2022, e a execução das reformas foi realizada com o objetivo de modernizar a estrutura e atender à crescente demanda de turistas na região. Dados do Governo Federal indicam que a previsão é de um crescimento de 17% no fluxo de passageiros no primeiro semestre de 2024, totalizando 240 mil pessoas.