A pista do Salgado Filho volta a operar em sua totalidade, uma vez que na retomada parcial, em outubro, 1.730 dos 3.200 m do asfalto haviam sido liberados para pousos e decolagens (Foto: Divulgação/Fraport Brasil)
Região Sul
Salgado Filho retoma operação de voos internacionais no RS
Aeroporto de Porto Alegre volta a operar 24h após enchentes, com expectativa de aumento no tráfego aéreo
O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, vai voltar a atender 100% da capacidade da sua infraestrutura aeroportuária a partir da próxima segunda-feira, 16 de dezembro. De acordo com a Fraport Brasil, concessionária que administra o terminal, entre as novidades estão a retomada dos voos internacionais e funcionamento do aeroporto 24 horas por dia.
Com a retomada total da operação, Porto Alegre também vai ganhar dois novos destinos domésticos: Recife (PE) e Salvador (BA). A Fraport Brasil projeta que, em janeiro, o terminal terá, em média, 124 movimentos por dia.
O Salgado Filho foi fechado no dia 3 de maio por causa das fortes chuvas e enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. O terminal ficou completamente alagado, com a água atingindo áreas como a pista, terminal de passageiros, estacionamento de veículos, entre outros espaços.
Com a retomada em 100%, a pista do Salgado Filho volta a operar em sua totalidade, uma vez que na retomada parcial, realizada em 21 de outubro, só 1.730 dos 3.200 metros de asfalto haviam sido liberados para pousos e decolagens. Na sexta-feira, dia 13, a concessionária informou que as etapas de pavimentação da pista e demais obras foram concluídas.
“Um dos pontos de complexidade é o tamanho da área. São 3.200 metros por 45 só de pista, sem contar todas as taxiways (vias de acesso entre a pista e o pátio de aeronaves). Queremos o mais breve poder retomar as atividades e as operações”, comentou Rafael Guerra, gerente de Comunicação da Fraport Brasil.
De acordo com o executivo, a chamada fase 3 de recuperação do terminal, que será concluído com a entrega simbólica da próxima segunda-feira, inclui ainda o funcionamento do aeroporto 24 horas por dia, aumento de seis para 14 posições de aeronaves no pátio, e retorno de áreas para importantes autoridades, como a Receita Federal, Polícia Federal e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Guerra pontuou que o principal desafio agora da concessionária é recuperar o número de passageiros, bem como a frequência de voos.
“Uma vez o aeroporto disponibilizado de forma mais ampla, o grande desafio é a recuperação do número de passageiros. Tínhamos a expectativa de que no final de 2024 teríamos recuperado um patamar pré-pandemia, mas aconteceu tudo isso. Queremos essa recuperação no número de voos. Tendo voos, teremos passageiros”, analisou.
Nesta última semana foram feitos os últimos trabalhos e demais ajustes para a operação total dos serviços aos passageiros em solo gaúcho.
Voos internacionais
A partir da próxima semana, o Salgado Filho retornará com as suas operações de voos internacionais, que não acontecem no estado desde antes das enchentes. Conforme a previsão da concessionária, já há frequências de voos para fora do país a partir de Porto Alegre até março do ano que vem.
“A partir de 19 de dezembro a gente tem marcado o primeiro voo internacional. A Copa Airlines será a primeira companhia a retomar voos internacionais de e para Porto Alegre. O voo sairá da Cidade do Panamá no dia 18 e está previsto para chegar na madrugada do dia 19, às 0h20. Depois, à 1h45 decola de Porto Alegre para o Panamá. A Copa Airlines fez a programação de quatro frequências semanais a partir do dia 19”, comentou Guerra.
Segundo o gerente da Fraport Brasil, a Latam vai retomar operações internacionais a partir de 2 de janeiro. Serão três frequências semanais para Lima, no Peru, e para Santiago, no Chile.
“No início de março, no dia 3, temos a confirmação da Aerolineas Argentina retomando com cinco frequências semanais à rota Porto Alegre-Buenos Aires, que é uma demanda super recorrente do aeroporto como um todo”, disse o executivo.
Ainda no tema de voos internacionais, o Salgado Filho está em tratativas finais para confirmar o retorno da rota Porto Alegre-Lisboa, em Portugal, que será operada pela companhia TAP. A expectativa é que as frequências de voos ocorram no mês de abril.