Durante reunião na sede do MPor, Governo Federal confirmou federalização do complexo de Itajaí, que passará a ser administrado pela APS (Foto: Vosmar Rosa/MPor)
Região Sul
Governo confirma federalização e assume gestão do Porto de Itajaí
Com confirmação da federalização, complexo portuário passa a ser administrado pela Autoridade Portuária de Santos
O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) confirmou nesta terça-feira (17) a federalização do Porto de Itajaí, em Santa Catarina. Anteriormente administrado pela Prefeitura, sendo a única Autoridade Portuária municipal do país, o complexo passa a ser administrado pela Autoridade Portuária de Santos (APS), que faz a gestão do Porto de Santos (SP).
A definição sobre o futuro do Porto de Itajaí foi definida em reunião na sede da pasta, em Brasília. No encontro estavam o ministro Silvio Costa Filho, o secretário nacional de Portos, Alex Ávila, o diretor Alber Vasconcelos, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), e o advogado João Paulo Tavares Bastos Gama, indicado pelo Governo Federal para assumir a superintendência do complexo de Itajaí.
“A escolha seguiu a recomendação de que a administração do Porto de Itajaí fosse atribuída a uma empresa com forte capacidade de gestão e estabilidade financeira, a fim de garantir a continuidade das operações, a preservação dos postos de trabalho e a movimentação eficiente de cargas”, afirmou em nota o Ministério de Portos.
Segundo o ministro Silvio Costa Filho, a definição sobre retomada da gestão do porto por parte do Governo Federal, visa garantir a continuidade das operações e preservação dos postos de trabalho.
“O trabalho conjunto entre os dois portos fortalece a competitividade logística, facilita a otimização de rotas e operações e melhora a eficiência no atendimento ao mercado internacional, impulsionando o desenvolvimento econômico de ambas as regiões”, comentou.