O primeiro voo internacional desde maio no Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre, ocorreu à 0h20 de quinta-feira, com o avião da Copa Airlines, vindo da Cidade do Panamá (Foto: Divulgação/Fraport)
Região Sul
Salgado Filho retoma voos internacionais após sete meses
Aeroporto em Porto Alegre volta a operar com 100% da capacidade e anuncia novas rotas para América Latina e Europa
Depois de retomar as operações em 100% nesta semana, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, recebeu na madrugada de quinta-feira (19) a primeira operação de voo internacional após sete meses. O aeroporto ficou fechado por meses após ficar completamente alagado em razão das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul no mês de maio.
O primeiro voo internacional desde maio em Porto Alegre ocorreu à 0h20 com o avião da Copa Airlines, vindo da Cidade do Panamá. Pouco tempo depois, às 1h25, a mesma aeronave deixou a capital gaúcha e retornou ao Panamá.
Segundo informou a Fraport Brasil, concessionária que administra o aeroporto, o voo entre Porto Alegre e a Cidade do Panamá terá quatro frequências semanais a partir desta semana, todos operados pela Copa Airlines.
Segundo a concessionária, já estão confirmadas frequências de voos para o Brasil até abril do ano que vem.
A Latam Airlines vai retomar operações internacionais no Salgado Filho a partir de 2 de janeiro. Ao todo, serão três frequências semanais para Lima, no Peru, e para Santiago, no Chile.
Já no mês de março, a partir do dia 3, a Aerolineas Argentinas vai retomar a operação dos voos entre Porto Alegre e Buenos Aires, na Argentina. De acordo com a Fraport, essa é uma das rotas com demanda mais recorrente do aeroporto desde antes da paralisação das atividades.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, celebrou a retomada dos voos internacionais, e destacou o trabalho da pasta, junto com a Fraport, pela recuperação da malha aeroportuária do Rio Grande do Sul.
“A retomada dos voos internacionais é excelente porque, além de projetar o retorno de investimentos e desenvolvimento na economia do Rio Grande do Sul, também representa o avanço da reconstrução do estado. Estamos muito felizes que a soma de esforços entre o MPor e a Fraport já tem gerado bons frutos e tem possibilitado o bem-estar dos passageiros”, afirmou.
Na última segunda-feira, dia 16, o Salgado Filho voltou a operar com 100% da capacidade da sua infraestrutura aeroportuária. Com isso, o terminal volta a funcionar 24 horas por dia e terá aumento na frequência de movimentos diários.
A principal das melhorias é referente à pista de aeronaves, que passa a funcionar com 100% da sua capacidade. Anteriormente, durante a retomada parcial das atividades, somente 1.730 dos 3.200 metros de asfalto haviam sido liberados para pousos e decolagens.
Além disso, o aeroporto aumentou de seis para 14 posições de aeronaves no pátio, permitindo um maior número de movimentos, e o retorno de áreas para importantes autoridades, como a Receita Federal, Polícia Federal e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
TAP em abril
No início da semana, a TAP Air Portugal confirmou a retomada de voos entre Porto Alegre e Lisboa a partir de 1° de abril de 2025, oferecendo assim uma nova opção de conexão do Brasil com a Europa a partir do Rio Grande do Sul.
Conforme o anúncio do Governo do Estado, a rota entre Lisboa e Porto Alegre será ofertada às terças, quintas e sábados, com partida da capital portuguesa às 13h05 e chegada a Porto Alegre às 20h25. Com duração total de 11h20, este é um dos voos mais longos da rede de destinos da empresa. No sentido contrário, o voo da TAP partirá da capital do estado às 21h55 e chegará ao aeroporto de Lisboa às 12h45.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), destacou a importância do retorno da rota. “A retomada do voo internacional da TAP Portugal, conectando Porto Alegre a Lisboa, é um marco que simboliza não apenas a reconstrução do nosso Estado, liderada com determinação por meio do Plano Rio Grande, mas também a confiança que conquistamos ao mostrar que o Rio Grande do Sul está preparado para se reconectar com o mundo”, afirmou.
A CEO da Fraport, Andreea Pal, também enalteceu a iniciativa da companhia portuguesa. “O retorno da TAP e da rota de Porto Alegre para Lisboa é mais um importante passo para o Salgado Filho. Trabalhamos incansavelmente para devolver o aeroporto aos gaúchos, e a retomada de uma das rotas mais esperadas pelos passageiros consolida esse novo momento”, comentou.
“Estamos muito felizes por anunciar o retorno das nossas operações em Porto Alegre. O Aeroporto Salgado Filho é um ponto estratégico para nós, e esta conexão representa um reforço na nossa conectividade entre o Brasil e a Europa. Sempre tivemos a ambição de voltar a operar rapidamente. Para nós, é uma grande satisfação termos duas rotas a ligar o sul do Brasil a Portugal”, disse Luís Rodrigues, CEO da TAP.