Entre os destaques, três novas obras rodoviárias serão realizadas na região central do estado. Foto: Divulgação/DER-PR
Região Sul
Paraná anuncia R$ 6 bi para infraestrutura rodoviária
Editais preveem obras em concreto, programas de conservação e operação de tráfego, cobrindo mais de 11 mil quilômetros de rodovias estaduais
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vinculado à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou na última quinta-feira (19) seis editais que preveem obras, conservação de pavimentos e serviços de operação de tráfego. Esses projetos totalizam quase R$ 6 bilhões em investimentos que devem ser contratados ao longo de 2025.
Entre os destaques, três novas obras rodoviárias serão realizadas na região central do estado. A primeira contempla a pavimentação da PR-239, entre os municípios de Mato Rico e Roncador, em um trecho de 19,89 quilômetros, com investimento estimado em R$ 119 milhões. A abertura das propostas para essa obra está agendada para janeiro de 2025.
“Nós já estamos finalizando o trecho que vai de Pitanga a Mato Rico e agora teremos a licitação para ligar Mato Rico a Roncador, um sonho de mais de 50 anos e que vai criar um corredor de desenvolvimento e geração de emprego para a região”, destacou o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD).
Outra iniciativa inclui a restauração, em concreto por meio da técnica de whitetopping, e ampliação da capacidade da PRC-466. Esse trecho, entre Pitanga e o acesso à subestação de Furnas, no território de Manoel Ribas, abrange uma extensão de 43,05 quilômetros. A abertura dos envelopes está prevista para fevereiro de 2025, no portal de compras do Governo Federal.
Também serão restauradas e ampliadas, utilizando concreto, as rodovias PRC-487 e PR-460, em um trecho de 51,52 quilômetros que vai de Pitanga até a ponte sobre o Rio Muquilão, em Nova Tebas. A abertura das propostas para essa obra também ocorrerá em fevereiro.
“Além de ser de concreto, também serão feitas terceiras faixas para aumentar a capacidade de carga dessas rodovias. Isso tudo faz parte de um projeto de reorganização da infraestrutura do Estado, fazendo com que possamos levar mais infraestrutura para acompanhar o forte crescimento registrado no Paraná nos últimos anos”, acrescentou o governador.
As duas últimas obras serão licitadas por meio da modalidade Contratação Semi-Integrada, que contempla a elaboração do projeto executivo de engenharia e a execução da obra em um único contrato. Por serem obras de grande porte, seus orçamentos permanecem sigilosos, mas superam R$ 200 milhões cada.
Outro edital lançado refere-se ao novo Programa de Operação de Tráfego Rodoviário, que receberá investimento de R$ 397,8 milhões. O programa prevê serviços como inspeção de tráfego, guinchos leves e pesados, apoio operacional, apreensão de animais, limpeza emergencial de pista e sinalização temporária luminosa, abrangendo 11,5 mil quilômetros de rodovias estaduais.
Atualmente, o DER/PR opera serviços de tráfego apenas nas rodovias do antigo Anel de Integração. Esses serviços estão sendo encerrados gradualmente, conforme avançam os leilões dos novos lotes de concessões rodoviárias pelo Governo Federal. Na quinta-feira, foi leiloado o Lote 6, que conecta Guarapuava a Foz do Iguaçu e Cascavel a Pato Branco. Na semana anterior, ocorreu o leilão do Lote 3, da Malha Norte, ligando Londrina a Curitiba e ao Porto de Paranaguá.
ProIntegra e ProMAC
Completando o pacote de investimentos, foram lançados editais para dois programas de conservação. O ProIntegra, com orçamento de R$ 102,4 milhões, garantirá a conservação de pavimentos e faixas de domínio em rodovias que serão concedidas em breve. Os contratos serão encerrados à medida que as novas concessionárias assumirem os trechos.
Já o Programa de Manutenção e Conservação de Rodovias (ProMAC) atenderá cerca de 10 mil quilômetros de rodovias estaduais, realizando serviços como reperfilagem, microrrevestimento, camadas de reforço, remendos superficiais e profundos e selagem de trincas. Este programa receberá um investimento de R$ 4,8 bilhões, visando garantir mais segurança e qualidade na malha estadual.
Recentemente, o DER/PR também lançou o edital do Programa de Contratação de Estudos de Nível de Serviço e Elaboração de Anteprojetos para Adequação de Capacidade e Segurança de Rodovias Estaduais. Essa iniciativa, que representa um investimento de R$ 16,5 milhões, tem como objetivo estudar e elaborar projetos de terceiras faixas, correções de geometria e outras melhorias em cerca de 1,7 mil quilômetro de rodovias onde o tráfego intenso de veículos pesados reduz a velocidade.
Outro edital recente contempla o anteprojeto para restauração e ampliação da capacidade da PRC-158, em Vitorino, na Região Sudoeste do Paraná, até a divisa com Santa Catarina, abrangendo 13,13 quilômetros. Esse projeto conta com um investimento de R$ 688 mil. Embora não preveja a execução das obras, essa etapa é fundamental para futuras contratações integradas que incluam a elaboração de projetos básicos e executivos e a realização dos serviços.