Um estudo apontou 31 pontos existentes na infraestrutura aquaviária do Porto de Santos. Foto: Divulgação/APS
Porto de Santos
Primeira etapa do aprofundamento do canal começa em janeiro
Processo terá início com a derrocagem das pedras, programado para início de 2025
A Autoridade Portuária de Santos (APS) anunciou que os serviços de derrocagem das pedras do canal de acesso do Porto de Santos (SP) vão começar a partir de janeiro do ano que vem. O processo representa a primeira etapa para o aprofundamento do canal de navegação de 15 metros para 16 metros, uma das prioridades da atual diretoria para aumentar a competitividade do complexo portuário.
De acordo com o presidente da APS, Anderson Pomini, o contrato com a empresa vencedora da licitação será assinado entre este final de dezembro e início do ano que vem para que os serviços sejam executados.
“É um projeto muito importante porque destaca efetivamente o início do aprofundamento do canal”, destacou Pomini.
Segundo a APS, um estudo apontou 31 pontos existentes na infraestrutura aquaviária do Porto de Santos – canal de navegação, áreas de acesso e berços de atracação, onde há rochas que impedem o aprofundamento.
Segundo a APS, a empresa contratada terá 18 meses, de acordo com o prazo contratual previsto, para fazer a retirada mecânica das pedras, um volume de rochas estimado em 10 mil metros cúbicos.
“Nosso canal conta com mais de 30 pedras. Nós temos as licenças ambientais para derrocarmos, ou seja, quebrar as pedras. É utilizado um equipamento, ao invés de usar dinamites, que põe risco a vida de mergulhadores, e prejudica o próprio canal, principalmente nas questões ambientais. Então, vamos quebrar essas pedras para quando contratarmos a empresa responsável pelo aprofundamento de 15 metros para 16 metros não enfrenar essas pedras”, analisou Pomini.
O aprofundamento para 16 metros é considerado, de acordo com a APS, uma medida a curto prazo para garantir calado aos grandes navios que adentram o complexo marítimo. A melhoria na infraestrutura aquaviária permitirá a presença de navios maiores que os de 366 metros, que possuem capacidade para movimentar até 15 mil TEU.
Concessão
Após chegar à profundidade de 16 metros, a próxima etapa é realizar a concessão do canal de acesso ao Porto de Santos, um dos projetos do Ministério de Portos e Aeroportos.
Os estudos para a concessão estão sob análise do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social). Conforme a carteira de projetos, arrendamentos e concessões do Ministério, o canal do Porto de Santos está previsto para ir à leilão em 2026.
“O aprofundamento do canal foi dividido em três fases. Fases 1 e 2 estão sendo executadas pelo próprio Porto. A 3ª fase, aprofundamento de 16 metros para 17 metros, dentro de um contrato de manutenção por até 30 anos”, declarou Pomini.
No último leilão de áreas portuárias, realizado na B3, em São Paulo, o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Alex Ávila, revelou que os estudos da concessão tiveram a sua primeira versão concluída.
“É uma concessão extremamente importante, não somente para a região Centro-Sudeste, mas importante para toda a logística nacional”, declarou Ávila.