No município de Callao foi proibida a saída de embarcações turísticas e pesqueiras de qualquer praia ou do porto, que é considerado o principal da costa Oeste da América do Sul (Foto: Divulgação/Indeci Peru)
Mercosul
Agitação do mar causa fechamento de 91 terminais portuários do Peru
Ondas de até quatro metros na região costeira fez com que praias recreativas fossem fechadas
O Governo do Peru anunciou no domingo (29) o fechamento de 91 terminais portuários do país em razão da forte agitação e ondulação do mar que tem acontecido em toda a região costeira. As instalações ficarão fechados até quarta-feira, dia 1º de janeiro de 2025.
Desde a semana passada, ondas de até quatro metros atingiram a região costeira do Peru e também do Equador. As informações foram divulgadas pelo Centro de Operações de Emergência Nacional (Coen). Além da paralisação das atividades nos portos peruanos, algumas praias do país estarão fechadas por causa da forte agitação do mar.
No município de Callao, localizado na região metropolitana de Lima, capital do Peru, a Prefeitura informou o fechamento do acesso às praias de Abtao, Santa Rosa, La Arenilla, Cantolao e todas as outras de uso recreativo.
Segundo a administração, também foi proibida a saída de embarcações turísticas e pesqueiras de qualquer praia ou do porto de Callao, que é considerado o principal da costa Oeste da América do Sul.
Inicialmente, a agitação do mar fez com que o governo peruano determinasse o fechamento de 30 portos na última sexta-feira. A Marinha e demais autoridades continuam a fazer o monitoramento das condições marítimas.
Equador
No município de Manta, o Corpo de Bombeiros anunciou que uma pessoa desaparecida foi encontrada no setor de Barbasquillo. Por conta da situação, a Secretaria Nacional de Gestão de Riscos ordenou o fechamento preventivo das praias da cidade.
Segundo o Instituto Oceanográfico e Antártico da Marinha do Equador (Inocar), as ondas nas províncias de Manabí, Guayas, Santa Elena e Galápagos atingiram até 2,1 metros. O órgão recomendou cautela para a realização de atividades marítimas.