Seis empresas já enviaram solicitação do governo federal para iniciar suas obras na ZPE Uberaba
Região Sudeste
ZPE de Uberaba inicia operação e atrai interesse de empresas
Seis empresas já enviaram solicitação ao governo federal para iniciar suas obras no espaço
Inaugurada recentemente, a primeira Zona de Processamento de Exportação (ZPE) das regiões Sul e Sudeste do Brasil já começou a movimentar o setor empresarial em Uberaba. Nomeada ZPE Dr. Renato Miranda Caetano Borges, a área foi oficialmente aberta com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais em dezembro e recebeu a solicitação de seis empresas para iniciar suas obras de instalação no local.
Segundo a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Uberaba, outras companhias também devem formalizar seus pedidos ainda no início deste ano, aguardando apenas os últimos trâmites administrativos.
A ZPE de Uberaba possui inicialmente dez lotes disponíveis em sua primeira etapa, com novas áreas e infraestrutura planejadas para expansão à medida que as vagas forem ocupadas. No total, o projeto contempla 62 lotes distribuídos em três vias principais, com liberações adicionais previstas mediante licitações futuras.
Para acelerar a ocupação, o município aposta na busca ativa de novos investidores.
Crescimento
De acordo com o secretário executivo do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), Fábio Pucci Martins, 2024 tem sido um marco para o regime de exportação no Brasil, com a aprovação de nove novas empresas para ZPEs em funcionamento, totalizando R$ 26 bilhões em investimentos esperados.
“Estamos verificando um aumento da atratividade para os investidores, especialmente com a flexibilização do limite mínimo das exportações para situações de contingência, enquanto se mantém a orientação exportadora das ZPE como princípio basilar, conforme chancelado pela decisão recente do Supremo Tribunal Federal”, avaliou Pucci, na inauguração da ZPE.