Sistema de agendamento está integrado ao Sistema de Gerenciamento de Acesso Docas (SGAD) e aos sistemas de agendamento das arrendatárias (Foto: Divulgação/PortosRio)
Região Sudeste
Porto de Itaguaí inicia operação de novo sistema de agendamento
Plataforma rodoviária tem como objetivo reforçar eficiência e modernização do controle de acesso no complexo portuário
O Porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro, deu início a operação do Sistema de Agendamento Rodoviário, que visa otimizar o tráfego nas áreas internas e externas. Integrado ao Sistema de Gerenciamento de Acesso Docas (SGAD) e às tecnologias de agendamento das arrendatárias, o conjunto busca reforçar a eficiência e a modernização do controle de acessos no porto.
Durante o mês de dezembro, a PortosRio, Autoridade Portuária que administra os portos do estado, conduziu um treinamento com os representantes dos terminais do complexo de Itaguaí.
A apresentação da nova ferramenta foi realizada por Débora Ramos, gerente de Acesso Terrestre do Porto de Itaguaí, e Guilherme Carvalho, gerente de Acesso Terrestre do Porto do Rio de Janeiro.
“Ele permitirá identificar quem autorizou a entrada de cada caminhão e para qual área ele foi direcionado. Além disso, será fundamental para definir janelas de tempo específicas para o acesso de cada veículo e determinar quantos caminhões podem entrar por vez. Essa organização trará mais fluidez e previsibilidade às operações”, citou em nota a Autoridade.
O superintendente da Guarda Portuária do Rio de Janeiro, Amauri Faria, destacou o impacto estratégico do sistema no controle de acesso ao porto.
“Estamos dando um passo significativo rumo à total informatização do controle de acesso no porto. A implementação desse sistema não apenas trará maior eficiência operacional, mas também atenderá às exigências do Código ISPS, fortalecendo a segurança de nossas instalações e garantindo um ambiente mais confiável para todos os envolvidos”.