Região Sul
Portos RS prepara nova era de controle marítimo no Rio Grande
Implantação do sistema VTS no complexo está em fase final e deve entrar em operação nos próximos meses
A Portos RS, Autoridade Portuária dos complexos do Rio Grande do Sul, avançou na instalação do Vessel Traffic System (VTS), sistema que permitirá o monitoramento em tempo real das embarcações em trânsito ou atracadas na área do Porto Organizado do Rio Grande. O desenvolvimento do equipamento está sendo realizado em parceria com o Arranjo Produtivo Local (APL) Marítimo. O novo recurso contará com recursos próprios da companhia, no valor de cerca de R$ 16,6 milhões.
Como parte do projeto de implementação, a Autoridade Portuária informou que, no mês de dezembro, houve a conclusão da montagem da torre e, nos próximos dias, deverá ter início a instalação e a integração dos equipamentos de comunicação, que são formados pelo radar, pelas câmeras de alta resolução e pelos sensores.
Para que o sistema funcione da forma mais eficaz, seu desenvolvimento ficou a cargo da empresa paulista de engenharia oceânica Technomar.
Segundo Romildo Bondan, diretor de operações da Portos RS, entre os benefícios do investimento estão a possibilidade de que a Autoridade Portuária tenha total controle do tráfego marítimo, acompanhe em tempo real as manobras e promova a segurança das cargas e de tripulações, evitando o cometimento de atividades ilícitas.
Devido à tecnologia aplicada, o sistema também permitirá a criação de um cercamento eletrônico ao redor de cada navio.
Atualmente, está em funcionamento e disponível para consulta no site da Portos RS o Local Port System (LPS), versão que antecede a execução plena do sistema. De acordo com o gerente de VTS da Autoridade Portuária, Alexandre Lopes, os ganhos com a operação parcial já são percebidos, pois já é possível visualizar o que os navios estão fazendo na área do Porto Organizado do Rio Grande.
Conforme a companhia informou ao BE News, o projeto, iniciado em 2023, segue o cronograma previamente estabelecido. A expectativa é de que o VTS entre em funcionamento para início do processo de homologação pela Marinha do Brasil em agosto deste ano.
O diretor-presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, afirmou que o aporte de recursos tecnológicos reforça a posição da Autoridade Portuária gaúcha de busca pelo aprimoramento da eficiência e da segurança para a comunidade portuária, além de colocar o complexo de Rio Grande em um novo grau de competitividade.
“Todos os investimentos que estamos realizando na qualificação do nosso complexo portuário, voltados para inovação e tecnologia, visam reforçar o posicionamento da Portos RS por uma maior eficiência e segurança para toda a comunidade, garantindo competitividade para as cargas”, disse.