Acordo foi firmado em reunião no gabinete do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, em Brasília (Foto: Eduardo Oliveira/MPor)
Internacional
Governo Federal e Azul anunciam voos diretos entre Recife e Porto
Segundo ministério, novo voo é fruto de uma articulação conjunta com o objetivo de impulsionar o turismo e as viagens de negócios
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e representantes da Azul Linhas Aéreas anunciaram na quarta-feira (15) o início das vendas de passagens aéreas para a rota direta entre a capital de Pernambuco e a cidade do Porto, em Portugal. O acordo foi firmado durante um encontro no gabinete do ministro, em Brasília (DF).
De acordo com a pasta, o novo voo é o resultado de uma articulação conjunta entre diversas entidades, incluindo o Ministério do Turismo, a Embratur, o Governo de Pernambuco e a Prefeitura do Recife. Essa colaboração tem como objetivo principal impulsionar o turismo e as viagens de negócios, não apenas beneficiando o estado de Pernambuco, mas também trazendo vantagens para o Brasil como um todo. A nova rota promete ainda fomentar a criação de empregos e o aumento da renda tanto no Brasil quanto em Portugal, reforçando os laços econômicos entre os dois países.
Durante o anúncio, o ministro Silvio Costa Filho ressaltou a importância da nova conexão aérea, sublinhando o compromisso do Governo Federal com o fortalecimento da aviação internacional. “Mais conectividade com o mundo significa mais turistas descobrindo a riqueza da cultura brasileira, mais empregos sendo criados e uma economia fortalecida. O Governo Federal permanece firme no compromisso de ampliar investimentos e garantir aeroportos cada vez mais seguros, modernos e preparados para receber visitantes”, afirmou, destacando a importância de um setor aéreo forte e bem estruturado para o desenvolvimento do turismo e da economia.
O prefeito João Campos também celebrou a inauguração da rota direta entre o Recife e o Porto, enfatizando os benefícios que a nova conexão trará para a cidade e para a região. Ele observou que a novidade será um motor importante para a geração de mais empregos, aumento da renda e novas oportunidades de negócios. “O Recife será o grande beneficiado, com o aumento nas operações e geração de empregos, que é o que buscamos. Isso beneficia desde quem vende espetinho, cervejinha gelada na beira da praia ou caldinho, até grandes grupos hoteleiros e centros de convenções”, concluiu, destacando os impactos positivos da rota direta para diferentes setores da economia local.
De acordo com o Ministério, a expectativa é de que o primeiro voo da nova rota seja realizado em junho.