O governador do ES, Renato Casagrande, esteve no aeroporto Raimundo de Andrade, onde anunciou a ordem de serviço para o início das obras de ampliação e modernização (Foto: Mateus Fonseca/Governo do ES)
Região Sudeste
Governo assina ordem de serviço para obras do aeroporto de Cachoeiro
Modernização no terminal prevê pista renovada, mais posições de aeronaves e estacionamento ampliado
O Governo de Santa Catarina autorizou a ordem de serviço para o início das obras de ampliação e modernização do aeroporto Raimundo de Andrade, localizado no município de Cachoeiro de Itapemirim. Com investimento total de R$ 76,5 milhões, financiado pelo Governo Estadual, o terminal vai receber diversas melhorias estruturais e operacionais.
A ordem de serviço foi assinada pelo governador Renato Casagrande (PSB), em cerimônia realizada na terça-feira (14) onde estiveram reunidos secretários e parlamentares do Espírito Santo.
Em seu discurso, Casagrande apontou as melhorias que serão executadas pelo poder público no terminal.
“Vamos melhorar a pista, ampliar o pátio, reformar o terminal de passageiros e construir outro com o dobro do tamanho. Então, o Aeroporto de Cachoeiro vai estar em condições de operar voos comerciais se as empresas assim desejarem, como foi feito em Linhares, que tem voo da Azul entre a cidade e Belo Horizonte”, disse.
Além disso, o projeto prevê também renovação da sinalização da pista e adequações para garantir segurança e eficiência nas operações aéreas e a construção de um novo terminal para aviação comercial, que aumentará a capacidade de atendimento.
O governador reforçou a importância da modernização do terminal para o desenvolvimento da Região Sul.
“É importante termos boas ferramentas de transporte aéreo para dar mais competitividade a essa região. As obras já começaram com a montagem do canteiro de obras e a gente espera que seja entregue ainda neste ano”, disse.
Detalhes
O aeroporto terá ampliação do número de posições de aeronaves de cinco para nove e a expansão da área do pátio. A pista de taxiamento também será ampliada, passando de 750 para 825 metros quadrados. O novo terminal de passageiros terá mais que o dobro de área que o atual, garantindo maior conforto e capacidade para operações comerciais e privadas. O estacionamento também será ampliado de 16 para 40 vagas, e a região do aeroporto terá iluminação renovada.
Além disso, as obras contemplam a modernização da pista de pouso e decolagem, a instalação de equipamentos de auxílios à navegação aérea, como balizamento luminoso, PAPI, biruta iluminada, sinalização vertical e farol de aeródromo.
O consórcio responsável pelas obras tem previsão de conclusão dos trabalhos para março de 2026. Com a obra, o Espírito Santo passará a contar com um hub logístico moderno, eficiente e qualificado para a melhor prestação de serviços.