O novo ramal será de uso exclusivo da empresa e seguirá até a Ferronorte, de onde a celulose será transportada até o complexo portuário de Santos. Foto: Divulgação/Arauco
Região Centro-Oeste
Empresa pede autorização à ANTT para construção de ramal em MS
Linha ferroviária terá 45 km e vai escoar produção de celulose da fábrica da Arauco em Inocência; investimento é de R$ 800 mi
A Arauco, empresa de celulose, pediu autorização à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para construir um ramal ferroviário de 46 quilômetros que ligará sua unidade fabril, localizada em Inocência (MS), à linha férrea Ferronorte, que conecta a região Centro-Oeste ao Sudeste do país, chegando ao Porto de Santos (SP).
A empresa chilena planeja investir cerca de R$ 800 milhões no projeto, com a previsão de exploração da ferrovia por 99 anos, conforme publicação no Diário Oficial da União do dia 2 de janeiro deste ano.
O novo ramal será de uso exclusivo da empresa e seguirá até a Ferronorte, de onde a celulose será transportada até o complexo portuário de Santos.
O processo de autorização do ramal está sendo avaliado pela Coordenação de Autorizações Ferroviárias (Coauf), que faz parte da agência.
O pedido da Arauco se junta a outras iniciativas de empresas do ramo na região para aumentar o escoamento de suas produções. Entre as companhias que já formalizaram pedidos à agência, estão a Eldorado Celulose, que em 2021 solicitou a construção de uma ferrovia entre Três Lagoas (MS) e Aparecida do Taboado (MS), e a Suzano, que em 2022 pediu autorização para uma linha ferroviária de 111,7 km até Aparecida do Taboado (MS).