Segundo os dados, 93% dos viajantes atribuíram notas boas (4) ou muito boas (5) aos 20 maiores terminais do Brasil em dezembro de 2024. A pesquisa destacou avanços significativos em aspectos como check-in, inspeção de segurança e restituição de bagagens. Foto: Milca/Inframerica
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Brasileiros estão mais satisfeitos com infraestrutura de aeroportos
Dados são da última edição da Pesquisa Nacional de Satisfação do Passageiro e Desempenho Aeroportuário, feita pelo MPor
Os brasileiros estão mais satisfeitos com os serviços e a infraestrutura dos principais aeroportos do país, de acordo acordo com a última edição da Pesquisa Nacional de Satisfação do Passageiro e Desempenho Aeroportuário, realizada pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor).
Segundo os dados, 93% dos viajantes atribuíram notas boas (4) ou muito boas (5) aos 20 maiores terminais do Brasil em dezembro de 2024. A pesquisa destacou avanços significativos em aspectos como check-in, inspeção de segurança e restituição de bagagens.
Realizada por meio de entrevistas presenciais em salas de embarque e desembarque, a pesquisa utilizou uma escala de 1 a 5 para medir a satisfação dos passageiros. Em dezembro, 8.332 passageiros foram entrevistados nos principais aeroportos do país. Para garantir uma amostra diversificada e confiável, a coleta de dados ocorre nos períodos de maior fluxo de passageiros, como dezembro, janeiro e julho, quando as entrevistas são conduzidas diariamente. Nos demais meses, os levantamentos abrangem os 20 dias de maior movimento.
O estudo revelou que 7.739 passageiros classificaram como boas (nota 4) ou muito boas (nota 5) as condições de infraestrutura e serviços oferecidos pelos principais aeroportos do Brasil.
Se destacaram os terminais de Brasília (SBBR), Curitiba (SBCT), Florianópolis (SBFL) e Campinas (SBKP), que apresentaram altos índices de aprovação.
Os dados da pesquisa são disponibilizados aos aeroportos, e a Secretaria de Aviação Civil (SAC) incentiva o uso dessas informações como ferramenta de gestão para implementar melhorias.
Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, os resultados refletem o comprometimento do Governo Federal, aliado a obras de infraestrutura e aprimoramento dos serviços. “A pesquisa de satisfação reforça nosso compromisso com a melhoria contínua dos serviços aeroportuários. Esses dados são fundamentais para aprimorarmos a experiência dos passageiros, assegurando segurança e comodidade”, destacou.
Desde 2013, a Pesquisa Nacional de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário avalia infraestrutura, atendimento e serviços nos principais aeroportos do Brasil. Além disso, monitora processos fundamentais, como check-in, inspeção de segurança e restituição de bagagens, contribuindo para o desenvolvimento da gestão aeroportuária e a melhoria contínua da experiência dos viajantes.