Em discurso de posse, Trump voltou a dizer que o país sofre invasão de imigrantes ilegais e reforçou que vai declarar emergência nacional na fronteira com o México. Foto: Reprodução/Instagram
Internacional
Trump toma posse como 47º presidente dos EUA
Após juramento, o republicano fez o primeiro discurso à nação do seu segundo mandato na Casa Branca
Donald J. Trump, 78, tomou posse nesta segunda-feira (20) como o 47º presidente dos Estados Unidos em uma sessão fechada no Capitólio, devido ao frio intenso em Washington.
O republicano jurou sobre duas Bíblias. “Eu juro solenemente que executarei fielmente o cargo de presidente dos EUA e, da melhor forma possível, preservarei, protegerei e defenderei a Constituição americana”, declarou, conforme determinado pela Constituição. As informações são da Folha de São Paulo.
Após o juramento, o republicano fez o primeiro discurso à nação do seu segundo mandato na Casa Branca.
O agora ex-presidente Joe Biden participou da cerimônia – o que não foi feito por Trump em 2021, quando ele se recusou a admitir a derrota para o democrata e faltou ao evento.
O discurso foi acompanhado por cerca de 600 pessoas no Capitólio. Entre elas um grupo poderoso, o de bilionários do Vale do Silício, que incluiu o dono do X, Elon Musk, o da Meta, Mark Zuckerberg, e o fundador da Amazon, Jeff Bezos. O conjunto de empresários foi apontado pelo presidente Biden como uma “oligarquia de não eleitos” no poder, algo preocupante segundo o democrata.
Imigrantes
Em discurso, Trump voltou a dizer que o país sofre com a invasão de imigrantes ilegais e reforçou que vai declarar emergência nacional na fronteira com o México. Garantiu ainda que vai classificar os cartéis de drogas mexicanos como organizações terroristas internacionais.