Do total que o Governo do Rio Grande do Sul promete investir, R$ 1,18 bilhão será destinado à recuperação de rodovias, enquanto R$ 65,6 milhões serão aplicados em pontes (Foto: Diego Vara via Agência Brasil)
Região Sul
RS investe R$ 1,2 bilhão para reforçar infraestrutura contra enchentes
Obras em rodovias e pontes buscam aumentar a resiliência climática após os danos causados pelas chuvas de 2024
O Governo do Rio Grande do Sul anunciou na segunda-feira (20) um investimento de R$ 1,2 bilhão em obras voltadas para aumentar a resiliência climática das infraestruturas de transporte danificadas pelas enchentes de 2024. Os contratos preveem intervenções em três pontes e 15 lotes, que abrangem 11 rodovias em diversas regiões do estado.
Segundo o Executivo estadual, a seleção dos projetos foi feita com base em critérios técnicos, considerando a condição das vias, o impacto no tempo de deslocamento, o número de pessoas afetadas pelas enchentes, a influência na economia local, a mobilidade urbana, a saúde pública e o volume de tráfego. Do total investido, R$ 1,18 bilhão será destinado à recuperação de rodovias, enquanto R$ 65,6 milhões serão aplicados em pontes.
As análises dos trechos foram realizadas por meio de uma parceria entre o Governo Estadual e o Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). As obras incluem recuperação de pavimentos, contenções e reestruturação de segmentos críticos.
O governador Eduardo Leite (PSDB) explicou que a iniciativa faz parte do Plano Rio Grande, um programa voltado para reconstrução e adaptação às mudanças climáticas, lançado após os danos causados pelas chuvas intensas registradas entre abril e maio de 2024.
Segundo Leite, as intervenções buscam não apenas reparar os danos causados, mas também preparar as vias para resistir a futuros eventos climáticos adversos. “Poderemos restabelecer a normalidade e também dar resiliência para as estradas. Não é só sobre retomar a rodovia ou a ponte, é sobre garantir que essas estruturas sejam capazes de suportar novos eventos climáticos”, afirmou o governador. “O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem e toda a estrutura do governo vão acompanhar intensamente o processo para que os prazos sejam cumpridos”, completou.
Para o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, a ação visa reduzir os prejuízos causados à população. “Devolver ao povo gaúcho aquilo que lhe pertence, que é o direito de recomeçar a partir da reconstrução de estradas, de pontes e de um Rio Grande ainda mais forte e resiliente”, declarou.
De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), as enchentes e deslizamentos impactaram cerca de 16.126 km², afetando 484 municípios no estado.
Entre as rodovias contempladas estão:
– ERS-332: melhorias entre Encantado e Anta Gorda e entre Anta Gorda e Soledade;
– ERS-431: ligação entre Bento Gonçalves e Santa Bárbara (São Valentim do Sul);
– ERS-444: trechos entre Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Santa Tereza;
– ERS-448: de Nova Roma do Sul ao Rio das Antas e deste até Farroupilha;
– ERS-452: entre Bom Princípio (ERS-122) e Caxias do Sul (BR-116);
– VRS-826: ligação entre Feliz, Alto Feliz e Farroupilha (ERS-122);
– ERS-129: de Estrela a Roca Sales;
– ERS-149: do entroncamento com a RSC-287 (acesso a Santa Maria) até Nova Palma;
– ERS-348: entre Dona Francisca e Agudo e entre São João do Polêsine e Dona Francisca;
– ERS-437: recuperação entre Vila Flores, o km 9+200 e Antônio Prado;
– ERS-640: de São Vicente do Sul a Rosário do Sul.
Além disso, o plano contempla pontes estratégicas, como:
– Vista Alegre do Prata (ERS-441);
– Faxinal do Soturno (km 35 da ERS-348);
– Arroio Capivari, em Alegrete (ERS-507);
– Pontes em fase de projeto, localizadas em Feliz (VRS-843), Itati (ERS-417) e Sinimbu (RSC-471).