Ponte de Guaratuba foi projetada para atender demandas de mobilidade da população e impulsionar o turismo na região, respondendo a uma antiga reivindicação dos moradores do litoral do estado. Foto: Governo do Paraná
Região Sul
Em obras, ponte no Paraná deve substituir balsa
Considerada uma das principais obras de infraestrutura em andamento na região, ponte substituirá ferry-boat até 2026
O Governo do Paraná informou nesta segunda-feira (20) que a construção da Ponte de Guaratuba, no litoral do estado, alcançou 35,3% de execução em janeiro. Considerada uma das principais obras de infraestrutura em andamento na região, a ponte começou a tomar forma com a instalação das vigas longarinas de concreto pré-moldadas, que compõem a base da estrutura e indicam o traçado que conectará os municípios de Guaratuba e Matinhos.
O investimento é de R$ 386,9 milhões. Ela terá 1.244 metros de extensão, quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas de concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo. A conclusão está prevista para abril de 2026 e, quando liberada para trânsito, deve substituir a travessia feita atualmente por balsas.
Obras complementares também estão em andamento nos dois lados da baía. No lado de Guaratuba, destaca-se a contenção do Morro de Caieiras, utilizando a técnica de solo grampeado. Do lado de Matinhos, as equipes já realizaram a retirada da vegetação e o manejo da fauna local, além da remoção das camadas superficiais do solo e de materiais orgânicos.
Ainda segundo o governo paranaense, a Ponte de Guaratuba foi projetada para atender demandas de mobilidade da população e impulsionar o turismo na região, respondendo a uma antiga reivindicação dos moradores do litoral do estado.
O projeto também inclui monitoramento ambiental, com o objetivo de preservar o ecossistema local durante a execução. A construção ocorre paralelamente à operação do ferry-boat, que, conforme o planejamento, deverá funcionar pela última vez na temporada 2025/2026.