O presidente do complexo, Delmiro Gouveia, e o CEO do Grupo Brasil Export, Fabrício Julião, se reuniram nesta quarta-feira (22) junto às lideranças e conselheiros do Grupo Brasil Export na sede administrativa do porto da capital pernambucana para debater a programação. Foto: Rede Be News
Brasil Export
Crescimento do Porto do Recife em pauta no Pernambuco Export
Fórum estadual acontecerá nos dias 20 e 21 de fevereiro
O crescimento do Porto do Recife (PE) será um dos temas debatidos durante o fórum estadual Pernambuco Export 2025, que acontecerá nos dias 20 e 21 de fevereiro. Entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024, o cais pernambucano teve um crescimento de quase 50% em movimentação de cargas.
O presidente do complexo, Delmiro Gouveia, e o CEO do Grupo Brasil Export, Fabrício Julião, se reuniram nesta quarta-feira (22) junto às lideranças e conselheiros do Grupo Brasil Export na sede administrativa do porto da capital pernambucana para debater a programação.
Na ocasião, Gouveia falou sobre a eliminação do passivo fiscal da administração portuária, cujo caixa passou muitos anos no negativo e sofreu com diversos bloqueios judiciais, e os desafios para a dragagem do canal de acesso.
Fabrício Julião ressaltou o caráter de diálogo das ações promovidas e destacou que o evento marcado para fevereiro será apenas “o início de um trabalho permanente entre os agentes públicos e privados do setor de infraestrutura. Após a realização do fórum, o Conselho do Pernambuco Export vai realizar reuniões mensais com temas de grande importância e convidados que muito irão contribuir para o desenvolvimento do estado e de toda a região”, disse.
Potência
O Porto do Recife é um dos mais importantes da Região Nordeste e será um dos focos dos debates do fórum estadual. De acordo com a administração portuária, o cais fechou 2024 com projeção de mais crescimento para este ano. Isso porque o terminal arrendou três áreas (REC08, REC09 e REC10) para ampliar a movimentação e armazenamento de granéis sólidos e cargas gerais.
Com os novos investimentos privados, o Governo de Pernambuco quer transformar o complexo num polo cervejeiro do Estado, com a importação de malte, trigo e milho.