Passagem Inferior Votuporanga. Foto: Divulgação
Ferrovias
Obras da Malha Paulista avançam e aumentam capacidade de escoamento
Rumo investiu R$ 3 bilhões na primeira fase e planeja investir outros R$ 6 bilhões nos próximos anos
A operadora de ferrovias Rumo, concluiu cerca de 30,78% das obras previstas na repactuação do caderno de obrigações da Malha Paulista, que atualmente conta com 38 obras em andamento e todas mobilizadas.
A ferrovia tem 1.989 quilômetros (km) de extensão entre Santa Fé do Sul (SP), divisa com Mato Grosso do Sul, e o Porto de Santos (SP). O modal ajuda no escoamento de cargas como as de milho, soja, açúcar, farelo de soja, álcool, derivados de petróleo e contêineres.
Entre as principais entregas, segundo a companhia, destacam-se a modernização e duplicação de trechos, além da construção de passarelas de pedestres, viadutos, passagens inferiores de veículos e pedestres e vedação da faixa de domínio possibilitando a segregação total entre o tráfego rodoviário e a ferrovia.
Essas intervenções também são consideradas fundamentais para a mobilidade urbana dos municípios cortados pela ferrovia, trazendo mais segurança para as pessoas e veículos que diariamente cruzam a linha férrea.
NOVOS INVESTIMENTOS
Com investimentos de R$ 3 bilhões já realizados, a Malha Paulista ampliou sua capacidade de transporte para 53 milhões de toneladas anuais, com previsão de atingir 75 milhões de toneladas/ano após a conclusão das obras.
Além disso, a Rumo planeja investir mais de R$ 6 bilhões nos próximos anos, após a repactuação do caderno de obras. O projeto de expansão está alinhado à tese de investimentos da companhia, que visa oferecer soluções logísticas eficientes, seguras e de baixo carbono para o escoamento das principais regiões produtoras do país.
De acordo com Giana Custódio, gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Rumo, as obras são estratégicas e contribuem para o desenvolvimento contínuo da companhia e dos territórios por onde passa.
“Além dos benefícios relacionados à mobilidade urbana e à segurança das pessoas, também reafirmamos o nosso compromisso com o desenvolvimento local, priorizando a contratação de fornecedores das cidades ou microrregiões onde as obras ocorrerão. Atualmente temos por volta 450 pessoas trabalhando nas obras em andamento no trecho que corta o estado de SP”, destaca.
SUSTENTABILIDADE
Além de impulsionar a eficiência operacional da malha ferroviária, as obras de expansão trazem ganhos em eficiência energética das locomotivas, um dos pilares da estratégia de sustentabilidade da companhia.
“Nossas iniciativas visam não apenas o transporte seguro, mas também uma operação cada vez mais comprometida com a diminuição das emissões de carbono e a preservação da biodiversidade”, reforça Giana.