Anderson Pomini afirmou que a intenção da gestão é realizar obras que acompanhem o crescimento da movimentação de todas as cargas ao longo dos próximos 20 anos (Foto: Vosmar Rosa/MPor)
Porto de Santos
“Em quatro anos teremos um novo porto e uma nova região”, diz Pomini
Em entrevista ao BE News, presidente da APS detalha projetos para ampliar a competitividade do Porto de Santos
O Porto de Santos passa por uma fase de modernização com investimentos estratégicos para ampliar sua competitividade e consolidá-lo entre os principais complexos logísticos do mundo. O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, destacou ao BE News que a gestão atual foca no crescimento da movimentação de cargas nas próximas décadas.
“Tivemos dois anos excepcionais, de replanejamento, reenquadramento, pensando no porto para o futuro. Nossa ideia é deixar obras para que atendam ao crescimento da movimentação de todas as cargas nos próximos 20 anos. O porto representa um importante anel da cadeia logística, de uma corrente que simboliza a boa infraestrutura brasileira”, afirmou Pomini.
Entre as obras previstas para 2025 estão o túnel Santos-Guarujá, o aprofundamento do canal, perimetrais e viadutos na entrada da cidade. “Estamos vivendo um momento especial, pois trata-se de um período de entregas. Pretendemos iniciar a obra do túnel, um investimento de R$ 6 bilhões, além do aprofundamento do canal, cujo edital será publicado no primeiro semestre. Em quatro anos teremos um novo porto, uma nova infraestrutura e, naturalmente, uma nova região”, analisou.
Nova pista
O Governo de São Paulo autorizou a construção de uma nova pista ligando o Planalto ao Porto de Santos. O traçado, anunciado em janeiro, atenderá caminhões que acessam o complexo.
A pista começará no km 43 da Rodovia dos Imigrantes, com conexão ao Rodoanel Mário Covas (SP-021), e terá acesso no km 265 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055), próximo ao Polo Industrial de Cubatão.
“É um projeto muito positivo e inteligente, pois calibra a movimentação nas duas margens do porto. Esse planejamento permite um escoamento eficiente das cargas, contemplando toda a região. É absolutamente inteligente e louvável, e merece total apoio do Porto de Santos. Estamos em contato com os projetistas justamente para garantir a conexão entre os projetos de expansão do porto e a construção da terceira pista. Essa infraestrutura já deveria ter sido construída, mas a boa política é aquela que se faz olhando para frente. Ela chega em um momento oportuno, quando o porto está prestes a receber investimentos de R$ 15 bilhões”, finalizou Pomini.