Porto de Santos
VTMIS promete transformar a navegação no Porto de Santos
O Porto de Santos deve implementar o Sistema de Gerenciamento e Informações do Tráfego de Embarcações (VTMIS, na sigla em inglês) a partir do segundo trimestre deste ano. A ferramenta é considerada um marco tecnológico para o cais santista. O sistema também será implantado no Porto de Itajaí (SC), que desde o dia 2 de janeiro está sob gestão da Autoridade Portuária de Santos (APS).
O gestor do VTMIS, comandante Carlos Marden Soares Pereira da Silva, explica que o sistema, quando implementado, permitirá ao Porto de Santos e, principalmente, aos armadores e agências marítimas maior previsibilidade, essencial para a organização do tráfego aquaviário e o planejamento das manobras de entrada e saída dos navios.
Será possível interagir com o tráfego complexo de embarcações na região e responder às situações de conflito que possam ocorrer na área marítima de interesse do Porto. “Essa solução tecnológica possibilitará, por exemplo, que a Autoridade Portuária atribua com segurança o sequenciamento das manobras e defina a prioridade dos navios, quando estes estiverem em condições semelhantes, aumentando a efetividade das operações portuárias e das atividades marítimas”, afirma Marden.
O VTMIS é um sistema de auxílio eletrônico à navegação, capaz de monitorar em tempo real o tráfego aquaviário. Ele promove a integração de um grande volume de informações provenientes de dispositivos e sensores. O objetivo é garantir a segurança e eficiência da navegação e das operações portuárias, a vida humana no mar e a proteção ao meio ambiente nas áreas em que haja intensa movimentação de embarcações ou risco de acidente de grandes proporções.