Alcolumbre está de volta a presidência do Senado; ele ocupou o cargo entre 2019 e 2021 (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)
Nacional
Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado
Com vitória por 73 votos dos 81 totais, senador volta a comandar a Casa pela segunda vez
O senador Davi Alcolumbre (União-AP) foi eleito presidente do Senado pelos próximos dois anos. Em eleição realizada neste sábado (1°), em Brasília, o senador foi escolhido por 73 dos 81 votos.
Alcolumbre sucede Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que presidiu o Senado nos últimos quatro anos.
Na disputa, Alcolumbre derrotou outros dois candidatos: o senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) e senador Eduardo Girão (Novo-CE), que obtiveram quatro votos cada um.
O senador Marcos do Val (Podemos-ES) e a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), que anunciaram candidatura à presidência, retiraram as candidaturas durante a reunião preparatória, em seus discursos de apresentação das propostas.
Em seu discurso após ter sido eleito, o novo presidente do Senado declarou ser um defensor do diálogo e da construção coletiva.
“Vocês me conhecem, sabem do meu compromisso verdadeiro com essa instituição e com o Brasil. Acima de tudo, com a população que confia em cada um de nós para representar os seus sonhos e as suas esperanças”, disse. “Para mim, governar é ouvir e liderar é servir. É disso que o nosso país precisa agora. Uma liderança que una e não que divida”, disse.
Esta é a segunda vez que Davi Alcolumbre ocupa o cargo. O senador comandou o Senado pela primeira entre 2019 e 2021.
A Mesa do Senado também foi anunciada neste sábado. Como 1° vice-presidente assumiu o senador Eduardo Gomes, enquanto que o senador Humberto Costa (PT-PE) será o 2° vice-presidente.