Reunião do MPor com integrantes da diretoria da Codeba em Brasília (Foto: Sergio Francês/MPor)
Nacional
Ministério de Portos intensifica diálogo com Companhias Docas
Encontros regulares com representantes de portos de todo o país visam monitorar obras, alinhar estratégias e garantir cumprimento de metas
Representantes das Companhias Docas de diversos estados do país reuniram-se neste mês de janeiro com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o secretário nacional de Portos, Alex Ávila, para discutir o planejamento das autoridades portuárias para 2025. O foco principal dos encontros foi apresentar um panorama detalhado sobre a execução de investimentos, os resultados alcançados em 2024, a situação financeira atual, os planos estratégicos e as projeções das empresas públicas para este ano.
Segundo Costa Filho, a iniciativa tem como objetivo estreitar o diálogo e aumentar a troca de informações entre o governo federal e os portos.
“Precisamos identificar as dificuldades para planejarmos a ajuda, acompanhar a execução das obras e quando as metas propostas serão atingidas”, explicou Alex Ávila em declaração reproduzida pelo site do Ministério de Portos e Aeroportos.
Até o momento, já participaram dos encontros representantes da PortosRio, do Autoridade Portuária de Santos (APS), da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) e da recém-criada Companhia de Docas de Alagoas, que passará a administrar o Porto de Maceió (AL) após uma divisão com a Codern.
O Ministério prevê que essas reuniões ocorram trimestralmente, garantindo um acompanhamento contínuo e eficaz dos projetos em andamento.
O secretário nacional de Hidrovias, Dino Antunes, ressaltou que esses encontros seguem uma diretriz do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que prioriza o monitoramento de investimentos e a promoção de intervenções em obras de impacto nacional. “E o Ministério quer fazer essas obras saírem do papel e chegarem à população”, afirmou.