![](https://portalbenews.com.br/wp-content/uploads/2025/02/TPSL_Credito_VLI_Divulgacao-1-e1739303421632.jpg)
A iniciativa, segundo a empresa, acelera o processo de deslastro e libera o berço (local onde o navio é atracado) rapidamente Corporativo / VLIProducao de banco de imagens para a VLI, empresa de logistica que integra ferrovias, portos e terminais com ativos proprios e de terceiros. Imagens produzidas na unidade de Sao Luis no Maranhao cuja operacao e no Porto de Itaqui.Foto: NIDIN SANCHES / Divulgacao
Região Nordeste
VLI implementa sistema para acelerar desembarques de navios
Air Draft acelera o processo de deslastro, liberando mais rápido o berço de atracação, o que aumenta a produtividade
A VLI implementou o sistema “Air Draft” no Terminal Portuário São Luís (TPSL), no Porto do Itaqui (MA) para agilizar desembarques de cargas dos navios.
A iniciativa, segundo a empresa, acelera o processo de deslastro e libera o berço rapidamente, assim mais navios são embarcados, especialmente durante os meses de safra, de maio a agosto, quando a demanda é maior. Com a redução do tempo de carregamento, o sistema aumenta a produtividade do terminal, elevando o volume total de carga movimentada.
Na prática, o Air Draft proporciona o recebimento de navios com menor quantidade de água em seus tanques de lastro – que ficam entre o casco e os porões dos navios para dar estabilidade e segurança estrutural as embarcações. Quanto menor a quantidade de água nestes tanques, maior é o Air Draft, também conhecido como calado aéreo – altura máxima do navio a partir da lâmina d’água.
A iniciativa além de promover melhorias nos processos operacionais contou com a modificação de alguns equipamentos, como a tromba de carregamento para uma altura de 16,6 metros. Antes, os navios atracavam no Berço 105 com lastro para manter uma altura de até 15 metros, que era o limite na época.
“A implementação do Air Draft mostra como a inovação é uma aliada na busca por resultados. A eficiência das nossas operações em São Luís também reforça a relevância do sistema portuário do Maranhão e do Corredor Norte operado pela VLI na pauta de exportações brasileira”, afirma o diretor de Operações do Corredor Norte da VLI, Ederson Almeida.
Em julho de 2024, São Luís registrou seu maior recorde de movimentação, com 718 mil toneladas de grãos transportadas, 4,35% a mais do que no mesmo período do ano anterior. Esse foi o maior volume movimentado pelo terminal desde o início das operações da VLI, em 2013.
Expansão
Devido ao sucesso na operação pioneira no TPSL, a VLI planeja expandir a iniciativa do Air Draft para outros terminais portuários, a exemplo do Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita, na Baixada Santista; do Terminal de Produtos Diversos, localizado no Complexo de Tubarão em Vitória (ES); e do Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), localizado na Barra de Coqueiros, em Sergipe.