Região Sul
Porto do Rio Grande terá bolsão para caminhões
Principal acesso ao porto, Avenida Honório Bicalho terá vagas temporárias e área exclusiva de estacionamento para veículos de carga
O Porto do Rio Grande terá vagas de estacionamento temporário para caminhões e uma área de estacionamento exclusivo para veículos de carga na Avenida Honório Bicalho. As obras estão contempladas em um pacote de melhorias de infraestrutura logística. Os trabalhos começaram no último dia 18 e serão executados em parceria entre a Portos RS e a Prefeitura de Rio Grande.
Segundo informações da Portos RS — autarquia que administra os portos do Rio Grande, Porto Alegre e Pelotas, no Estado do Rio Grande do Sul —, o objetivo é melhorar as condições de tráfego portuário e minimizar os impactos junto ao trânsito urbano.
As obras de infraestrutura logística serão realizadas em etapas e iniciaram no dia 18 com operação tapa-buracos, na Avenida Honório Bicalho, principal acesso aos terminais e armazéns do porto. As obras estão sendo executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, da Prefeitura de Rio Grande.
De acordo com a autoridade portuária, entre as mudanças que serão realizadas no entorno e interior do porto, “serão criadas vagas de estacionamento temporário de caminhões, medida que permitirá aos motoristas buscar informações sobre o horário de carregamento sem causar transtornos ao trânsito. Uma área sinalizada de estacionamento exclusivo para veículos de carga também será disponibilizada ao lado direito da Avenida Honório Bicalho, no sentido Centro, o que também se refletirá em mais fluidez e segurança para quem se desloca pela via”.
Números
O Porto de Rio Grande é a principal ligação marítima do estado. Em 2021, movimentou mais de 45 milhões de toneladas entre carga geral e granéis sólidos e líquidos. Volume superior ao de 2020, que foi de aproximadamente 38 milhões de toneladas. Os embarques de cereais totalizaram mais de 18,3 milhões de toneladas em 2021. Já a soja em grão foi a mercadoria mais movimentada, alcançando 13,2 milhões de toneladas no ano passado, um acréscimo de 38,57% na comparação com 2020, que fechou com 9,5 milhões de toneladas. Os dados são do Setor de Estatística da Superintendência do Porto do Rio Grande.