domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

DCIM100MEDIADJI_0015.JPG

Brasil Export

Brasil Export debate a Codesa pós-desestatização

Atualizado em: 13 de outubro de 2022 às 12:20
Tales Silveira Enviar e-mail para o Autor

Presidente da primeira autoridade portuária privatizada do Brasil será o expositor do painel no primeiro dia de trabalhos do fórum

Novos interesses, aumentos nas importações e mais operações de cabotagem. Esses são alguns dos temas que serão tratados no painel “A nova Codesa: o futuro pós-desestatização”,  do Brasil Export – Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária. O evento, que acontecerá em Brasília nos próximos dias 19 e 20, contará com a participação dos principais players dos setores de logística, transporte e infraestrutura portuária e reunirá autoridades e especialistas que elevam o debate sobre o desenvolvimento dos setores no Brasil. 

A programação será transmitida pelo portal BE News (www.portalbenews.com.br).

O painel “A nova Codesa” contará com a exposição do diretor-presidente da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) Ilson Hulle e terá a apresentação do presidente do Conselho do Sudeste Export e sócio da Sammarco Advogados, Marcelo Sammarco.

A expectativa é para que Hulle fale sobre a estrutura e novos setores da autoridade portuária. Também os próximos passos da administração do primeiro porto concedido pelo Estado.

A Codesa foi leiloada em março deste ano e consagrou a Quadra Capital como vencedora do certame. A gestora participou da licitação por meio do Fundo de Investimento em Participações (FIP) Shelf 119, e ofereceu outorga de R$106 milhões.

O contrato, que será de 35 anos, prevê investimentos de R$ 850 milhões, sendo R$ 335 milhões na ampliação dos portos de Vitória e Barra do Riacho, que fazem parte da Codesa. Com a desestatização, também foram comprados R$ 350 milhões em ações da Codesa. O fundo também assumiu os compromissos e os endividamentos existentes da companhia.

Segundo os estudos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o porto de Vitória apresenta um tem potencial de dobrar a movimentação de cargas, de 7 milhões de toneladas para 14 milhões ao longo do período de concessão. São 500 mil metros quadrados e 14 berços de atracação disponíveis.

Já o Terminal de Barra do Riacho, no norte do Espírito Santo, é especializado no embarque de celulose e conta com uma movimentação atual de 8 milhões de toneladas/ano. De acordo com o BNDES, dos 860 mil metros quadrados de área disponível, 522 m² são greenfield, ou seja, para projetos que serão iniciados do zero – podendo ser destinados a novas atividades portuárias.

O principal motivo apontado pelo governo para a desestatização da Codesa estava na busca de uma gestão eficiente de um ativo portuário, que depende fundamentalmente de agilidade nas tomadas de decisão e flexibilidade de negociação e contratação. Isso permitirá que os gestores possam reagir prontamente aos constantes processos de modernização e avanços tecnológicos específicos do setor e atender as cadeias produtivas que buscam espaços e serviços portuários.

As estimativas são de que a receita líquida da Codesa vá a R$ 170 milhões no primeiro ano de concessão. Ao final dos 35 anos a receita líquida poderá saltar para R$ 750 milhões/ano.

 

Programação do Brasil Export 2022

Dias 19 e 20 de outubro, Royal Tulip Alvorada, Brasília/DF

(Programação preliminar e sujeita a alterações) 

 

19 DE OUTUBRO | QUARTA 

Início da transmissão online gratuita

08h00 – Início do credenciamento

08h30 – Abertura do III ENAPH (Encontro Nacional de Autoridades Portuárias e Hidroviárias)

– Mayhara Chaves, Presidente da ABEPH (Associação Brasileira de Entidades Portuárias e Hidroviárias)

– Fabricio Guimarães Julião, CEO do Brasil Export

– José Roberto Campos, Presidente do Conselho Nacional do Brasil Export

– Eduardo Nery, Diretor-Geral da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários)

– Mario Povia, Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários

09h30Palestra de abertura: Paulo Guedes, Ministro da Economia 

“O crescimento da economia do Brasil nos próximos anos”

  • Cenários favoráveis e riscos a serem combatidos
  • As reformas necessárias e novas políticas do Governo Federal
  • O papel da infraestrutura de transportes e logística no crescimento brasileiro

10h30 – Intervalo

10h45Painel 1: Tecnologias incorporadas à governança das Autoridades Portuárias

* Modernização da gestão dos portos públicos por meio de tecnologias diversas 

* Planos para a implantação do Port Community System no Brasil

* Integração dos sistemas entre os portos, embarcadores e setor produtivo

Apresentação: Otto Burlier, Diretor de Gestão e Modernização Portuária do Ministério da Infraestrutura

Moderação: Angelino Caputo, Presidente do Conselho do Brasil Tech Export e Diretor-Executivo da ABTRA (Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados)

11h45Painel 2: Ações de sustentabilidade e tecnologias verdes adotadas pelos portos públicos

* Preservação da fauna e flora locais

* Hidrogênio verde e mudanças da matriz energética

* Incentivo à sustentabilidade como pilar para aumentar eficiência das operações

Apresentação e moderação: João Amaral, Presidente do Conselho ESG do Brasil Export e Diretor Geral e de Operações da Voz dos Oceanos

12h45 – Almoço no Royal Tulip Alvorada

14h00Balanço dos Fóruns Regionais do Brasil Export – Oportunidades e Desafios

Apresentação: José Roberto Campos, Presidente do Conselho Nacional

14h10 – Painel Sudeste: A nova CODESA: o futuro pós-desestatização

14h35 – Painel Sul: Integração hidroviária: o corredor logístico Lagoa Mirim-Lagoa dos Patos

15h10Palestra: “Modelagens e boas práticas para portos e os setores de logística”  

16h00 – Palestra: “Impulso para as exportações e maior competitividade para os serviços no exterior”

17h00 – Coffee break

17h30 – Painel Santos: A urgência de uma nova ligação rodoviária entre a Baixada Santista e o Planalto 

17h55 – Painel Norte: A transformação de vias navegáveis em hidrovias 

18h20Painel Conselho Internacional: Península Ibérica e seu papel estratégico na logística europeia e a relação com o Brasil

18h40 – Painel Conselho Feminino: O crescimento da participação feminina no setor de logística e de transportes no Brasil

19h00Solenidade de Abertura

– Fabrício Julião, CEO do Brasil Export

– Marcelo Sampaio, Ministro da Infraestrutura

– Eduardo Nery, Diretor-Geral da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários)

– Rafael Vitale, Diretor-Geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres)

– Guilherme Augusto Caputo Bastos, Ministro Corregedor Geral da Justiça do Trabalho

– Mario Povia, Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários

– Ronei Glanzmann, Secretário Nacional de Aviação Civil

– Vander Costa, Presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte)

– Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, Diretor-Geral de Navegação da Marinha do Brasil

– José Roberto Sampaio Campos, Presidente do Conselho Nacional do Brasil Export

Senadores; governadores; deputados;; embaixadores; e demais autoridades presentes

20hCoquetel de abertura em Comemoração aos 25 anos da Santos Brasil

 

20 DE OUTUBRO | QUINTA

Início da transmissão online gratuita

09h00 – Palestra especial

10h00 – Painel Centro-Oeste: Corredores logísticos multimodais

10h25 – Painel Nordeste: Acessos ferroviários aos portos: uma demanda crescente

11h00 – Palestra: Adolfo Sachsida, Ministro de Minas e Energia

“O futuro do setor de energia e de recursos minerais no Brasil”

12h00 – Painel: Ações voltadas para sustentabilidade e mudança da matriz energética no setor de infraestrutura

13h00 – Almoço

14h30 – Palestra: “Liberdade econômica e livre iniciativa”

15h30 – Palestra: “Participação brasileira no comércio internacional”

16h00 Coffee break

16h30 – Palestra especial

17h30 Painel: Os desafios da infraestrutura para os próximos anos

  • Programa de novas concessões
  • Mudanças em marcos regulatórios
  • A importância da intermodalidade

Palestrante: Marcelo Sampaio, Ministro da Infraestrutura

18h30 – Solenidade de Encerramento e Leitura da Carta do Brasil Export

Leitura pelo Presidente do Conselho Nacional do Brasil Export, José Roberto Campos

18h45 – Solenidade de Premiação: Rodovias + Brasil e Ferrovias + Brasil, parceria com a SNTT (Secretaria Nacional de Transportes Terrestres)

Categorias – “Rodovias + Brasil”

  • Melhor Pavimento em Rodovia Federal Concedida
  • Maior Satisfação do Usuário em Rodovia Federal Concedida
  • Iniciativa de sustentabilidade em Rodovia Federal Concedida
  • Obra ou intervenção relevante em Rodovia Federal Concedida
  • Equipe técnica governamental destaque no setor de concessão de rodovias federais
  • Equipe técnica governamental destaque no setor de concessão de rodovias federais
  • Ação Social em Rodovia Federal Concedida
  • Empreendimento destaque da Região Norte
  • Empreendimento destaque da Região Nordeste
  • Empreendimento destaque da Região Nordeste
  • Empreendimento destaque da Região Centro-Oeste
  • Empreendimento destaque da Região Sul
  • Empreendimento destaque da Região Sudeste

Categorias – “Ferrovias + Brasil”

  • Iniciativa destaque de interesse social
  • Concessionária destaque em Segurança
  • Concessionária destaque em Prática ESG
  • Equipe técnica governamental destaque no setor ferroviário
  • Equipe técnica governamental destaque no setor ferroviário
Compartilhe:
TAGS brasil export Codesa desestatização Ilson Hulle Marcelo Sammarco. portos Privatização