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Carlos Melles: “Nós vamos pôr, pela primeira vez, agentes para fomentar a exportação da micro e pequena empresa” (Saulo Cruz/Brasil Export)

Brasil Export

Sebrae estimula micro e pequenas empresas a entrarem no mercado de exportação 

Atualizado em: 21 de outubro de 2022 às 10:26
Bárbara Farias Enviar e-mail para o Autor

Presidente da entidade, Carlos Melles apresentou iniciativas de fomento em palestra 

O Brasil tem 7,5 milhões de micro e pequenas empresas. Destas, entre 20 e 30 mil exportam seus produtos. Os números são considerados baixíssimos pelo presidente do Sebrae, Carlos Melles, que apresentou as iniciativas da entidade para fomentar as vendas externas dessa faixa de empreendedores, na tarde de ontem, em palestra ministrada no Brasil Export, no Royal Tulip Alvorada, em Brasília (DF). 

O último encontro do ano do Brasil Export – Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária é uma realização da Una Marketing de Eventos e ocorreu na quarta-feira e ontem. O evento foi transmitido online pelo portal BE News, com flashes na Bandnews e no canal Agro+.

Na palestra intitulada “Participação brasileira no comércio internacional”, o presidente do Sebrae, Carlos Melles, disse que a instituição está implementando um projeto de inserção das micro e pequenas empresas no comércio internacional. Melles explicou que a primeira estratégia foi inserir micro e pequenos empresários nas plataformas de marketplace de grandes empresas como Magazine Luiza, Amazon, Mercado Livre e Alibaba. “Esse é um caminho que nós estamos trilhando para educar esse time, que já vende internacionalmente, e inserirmos as micro e pequenas empresas”, explicou. 

Segundo o representante do Sebrae, há 7,5 milhões de micro e pequenas empresas no Brasil. Dessas, de 20 a 30 mil exportam seus produtos. “O que é ruim no número é muito bom no potencial”, avaliou.  

“Os próximos 50 anos nos remete com muita esperança e confiança de que a internacionalização nossa é a bola da vez. Nós vamos pôr, pela primeira vez, agentes para fomentar a exportação da micro e pequena empresa. Nós temos 99 indicações geográficas hoje, do mel, do açaí, do café, do queijo, da goiabada. Essas identificações junto com o nosso Selo de Arte provavelmente vai ser um início muito fértil de agregar valor e de fazer a nossa exportação mais robusta”, salientou.

Melles reiterou que o objetivo é colocar as micro e pequenas empresas na rota de exportação e, para isso, o Sebrae está se unindo a algumas instituições. “Nós estamos abrindo escritório junto com a Apex (Apex-Brasil), CNI (Confederação Nacional da Indústria) e CNA (Confederação Nacional da Agricultura), em Portugal, para cuidar do time da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Estamos fazendo um trabalho muito forte com os países de língua portuguesa”, finalizou.

A seguir, Melles participou de debate com os conselheiros anfitriões do Brasil Export: a diretora-executiva do Instituto Praticagem do Brasil, Jacqueline Wendpap; o diretor jurídico do T-Grão, Elias Junior; e o conselheiro nacional do Brasil Export, Adalberto Tokarski. As discussões tiveram moderação do diretor de Redação do BE News, Leopoldo Figueiredo. 

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