A CPLS já havia demonstrado interesse na importação de produtos agrícolas oriundos do Brasil, através do Terminal Multiusos do Porto de Sines. Crédito: Divulgação
Portugal
Sines como hub para o agronegócio brasileiro em pauta no Portugal Export
Porto seria o escolhido devido à capacidade disponível para acomodar a instalação de projetos agroalimentares
Portugal está empenhado em tornar o Porto de Sines, o maior do país, em um hub europeu para o agronegócio brasileiro. A ideia é que cargas a granel, como soja ou milho, ou mesmo as carnes, que viajam em contêineres refrigerados, desembarquem em Sines e, de lá, sejam distribuídas para outros lugares da Europa.
Sines seria o porto escolhido devido à capacidade disponível para acomodar a instalação de projetos agroalimentares em zonas muito próximas do porto, o que acrescenta valor ao produto movimentado, aponta a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS).
Este será um dos temas debatidos durante o Portugal Export, primeiro fórum internacional do grupo Brasil Export, que acontecerá nos dias 17 e 18 deste mês, no país lusitano.
A conversa que detalhará a pauta ocorre no dia 17, às 11h30, no painel “Agronegócio brasileiro e a sinergia com Portugal”, com apresentação do Senador Wellington Fagundes, Presidente da Frente Parlamentar de Logística; Regis Prunzel, Diretor de Portos da Cargill para a América do Sul; Edson Souki, Gerente de Geral da Odfjell Terminals/Granel Química; e representantes do Terminal Multipropósito de Sines.
Em março do ano passado, a APS chegou a reunir em um seminário online intitulado “Sines – Hub Europeu para o Agronegócio Brasileiro”, representantes de cooperativas agrícolas, traders, associações setoriais, exportadores brasileiros que atuam no setor, e também Tereza Cristina, que na época era ministra de Estado, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, para discutir o assunto.
Na ocasião, a Comunidade Portuária e Logística de Sines (CPLS) demonstrou interesse em apostar na importação de produtos agrícolas oriundos do Brasil, através do Terminal Multiusos (ou multipropósito) do Porto de Sines, com destino à Península Ibérica. O terminal, utilizado para a importação de carvão, deixou de estar ocupado após o encerramento da central termoelétrica de Sines, e teria condições ideais para a importação de produtos agrícolas, segundo a CPLS.
Para a APS, o debate demonstrou que existe comprometimento dos governos dos dois países em potencializar a negociação tendo Sines como porto concentrador.
Outra iniciativa neste sentido foi um protocolo de cooperação assinado no ano passado entre a Câmara de Comércio Brasil Portugal – Centro Oeste (CCBP-CO) e a CPLS, que por meio de um grupo multidisciplinar estuda soluções logísticas eficientes para a exportação de produtos agropecuários brasileiros pelos portos localizados no Arco Norte, com destino à Europa e ao Norte de África, através do Porto de Sines.
A CCBP-CO representa os interesses dos produtores do Centro Oeste do Brasil que, na sua totalidade, são responsáveis por cerca de 45% de toda a produção agrícola brasileira. Grande parte desta produção é destinada à Europa, utilizando os portos de Santos e Paranaguá ao invés dos portos do Arco Norte que, potencialmente, podem oferecer uma forte redução nos custos logísticos e ambientais utilizando Sines como porta de entrada na Europa.
EMBAIXADA
Na reunião anual da Federação das Câmaras de Comércio Portuguesas no Brasil, que neste ano ocorreu em setembro, na Embaixada de Portugal, em Brasília, o embaixador do país lusitano, Luis Faro Ramos, reafirmou que o país ambiciona ser uma porta de entrada “importante” do agronegócio brasileiro na Europa, através do Porto de Sines.
“O transporte de bens do agronegócio do Brasil para a Europa, através do nosso terminal de Sines é um assunto que interessa muito e que pode ser potenciado”, disse na ocasião.
Ramos destacou que o agronegócio responde a mais de metade das trocas comerciais entre os dois países e, por essa razão, a “área da logística é uma área de extrema importância”.
De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), nos primeiros seis meses do ano, o Brasil exportou R$ 2,46 bilhões para Portugal, um aumento de 108% comparado ao mesmo período de 2021.
Confira a programação – Portugal Export 2022
17 e 18 de novembro – Sines e Lisboa
Sujeita a alterações
17 | QUINTA
9h45 – Solenidade de abertura, no edifício-sede da Administração do Porto de Sines
– Fabricio Julião, CEO do Brasil Export
– Marcelo Sampaio, ministro da Infraestrutura do Brasil
– José Luis Cacho, presidente da Administração dos Portos de Sines e Algarve
– Wellington Fagundes, senador da República Federativa do Brasil e presidente da Frente Parlamentar de Logística (Frenlogi)
– Felipe Queiroz, secretário Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura do Brasil
– Mario Povia, secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura do Brasil
– Mayhara Chaves, presidente da Associação Brasileira de Entidades Portuárias e Hidroviárias (Abeph)
– José Roberto Campos, presidente do Conselho Nacional do Brasil Export
– Benjamin Gallotti, presidente do Conselho do Portugal Export
Cerimônia inclui assinatura do Protocolo de Cooperação entre a APP (Associação dos Portos de Portugal) e a ABEPH (Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias)
10h15 – Palestra de abertura por Marcelo Sampaio, ministro da Infraestrutura do Brasil
10h45 – Palestra ATEXP – Associação dos Terminais do Corredor de Exportação de Paranaguá
11h15 – Coffee break
11h30 – Painel: Agronegócio brasileiro e a sinergia com Portugal
Apresentação: Wellington Fagundes (Mato Grosso-PL), senador da República Federativa do Brasil e presidente da Frente Parlamentar de Logística (Frenlogi)
Moderação: Leopoldo Figueiredo, diretor de Redação do Portal BE News
Expositores
– Regis Prunzel, diretor de Portos da Cargill para a América do Sul
– Edson Souki, gerente de Geral da Odjfell Terminals/Granel Química
– Representantes da Aicep Global Parques | ZILS (Zona Industrial e Logística de Sines)
– Representante da Portsines (Terminal Multipropósito)
12h30 – Painel: Boas práticas na gestão de portos/terminais brasileiros e portugueses
Apresentação: Mario Povia, secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura do Brasil
Moderação: Leopoldo Figueiredo, diretor de Redação do Portal BE News
Expositores
– Gilmara Temóteo, presidente do Porto de Cabedelo
– Mayhara Chaves, diretora-presidente da Companhia Docas do Ceará e da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (Abeph)
– Almirante Carlos Autran, presidente da Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba)
– Representante da PSA Sines (terminal de contêineres)
13h30 – Almoço oferecido pelo Porto de Sines
15h00 – Visita de ônibus aos terminais multipropósito e de contêineres do Porto de Sines
15h30 – Partida de Sines
17h30 – Chegada a Lisboa
18 | SEXTA
10h00 – Chegada e recepção na Gare Marítima de Alcântara (Lisboa)
10h30 – Apresentação da Autoridade Portuária de Lisboa
11h00 – Apresentação da Yilport-Liscont (Terminal de Contêineres)
11h30 – Apresentação da Silopor (Terminal de Granéis)
12h00 – Visita ao terminal da Yilport-Liscont
12h30 – Almoço oferecido pelo Porto de Lisboa
14h00 – Painel: Tecnologias incorporadas às operações logísticas e marítimas
Apresentação: Angelino Caputo, presidente do Conselho do Brasil Tech Export e diretor-executivo da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra)
Moderação: Leopoldo Figueiredo, diretor de Redação do Portal BE News
Expositores
– Danilo Abbondanza, sócio da ModalGR
– Marcello Di Gregório, diretor-geral da Super Terminais
– Ricardo Falcão, presidente da Praticagem do Brasil
– Carlos Correia, presidente da Administração do Porto de Lisboa
– Antonio Nabo Martins, presidente-executivo da Associação dos Transitários de Portugal (Apat)
15h00 – Palestra de encerramento de Felipe Queiroz, secretário nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura do Brasil
15h30 – Cerimônia de encerramento e leitura da carta pelo presidente do Conselho do Portugal Export, Benjamin Gallotti
– Fabricio Julião, CEO do Brasil Export
– Marcelo Sampaio, ministro da Infraestrutura do Brasil
– Carlos Correia, presidente da Administração do Porto de Lisboa
– Olympio Faissol, ministro-conselheiro da Embaixada do Brasil em Portugal
16h00 – Saída da Gare Marítima de Alcântara (Lisboa)
17h00 – Visita à Embaixada do Brasil em Portugal
19h00 – Jantar de Encerramento