De janeiro a outubro deste ano, o transporte de grãos e farelo de soja via TIPN movimentou 3,3 milhões de toneladas. Divulgação/VLI
Região Norte
Transporte de grãos e farelo de soja via TIPN bate recorde
Terminal no Tocantins operado pela VLI registrou acréscimo de 22% na movimentação
De janeiro a outubro deste ano, o transporte de grãos e farelo de soja via Terminal Integrador Porto Nacional (TIPN), no Tocantins, administrado pela companhia de soluções logísticas VLI, movimentou 3,3 milhões de toneladas, o que representa um acréscimo de 22% em relação ao acumulado do ano anterior.
São 600 mil toneladas a mais operadas em um período menor do que em 2021 que, de janeiro a dezembro, movimentou um total de 2,7 milhões de toneladas. O atual resultado representa um recorde anual para a companhia.
A produção tocantinense, assim como da região do Matopiba (formada por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), conta com boas condições naturais e uma infraestrutura de escoamento que vem crescendo e se desenvolvendo.
Para a VLI, os resultados das movimentações no Terminal Integrador de Porto Nacional evidenciam o suporte ao agronegócio e o potencial de desenvolvimento da produção regional.
“Sem dúvida, esse recorde é fruto de muito trabalho de otimização em nossas operações. O Tocantins vem apresentando safras de soja e de milho surpreendentes e o nosso objetivo é contribuir com o desenvolvimento do Estado, investindo em logística para movimentações cada vez mais eficientes”, afirma o diretor de Operações do Corredor Centro-Norte da empresaa, Daniel Schaffazick.
Atualmente, o terminal de Porto Nacional possui capacidade para armazenar 60 mil toneladas de grãos (entre soja, milho e farelo) e movimentar até 5 milhões de toneladas por ano.
As cargas – originárias nas regiões do Matopiba, além do Mato Grosso, Goiás e Pará – chegam de caminhão até os terminais.
Na unidade, é feita a descarga dos veículos, o armazenamento e o transbordo de grãos para os trens. Os vagões carregados seguem pela Ferrovia Norte Sul (FNS), também controlada pela VLI, para o Porto do Itaqui (MA), localizado em São Luís, com destino à exportação.
A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES).